Distrito Federal

Em 2 dias choveu mais de 80% do esperado para o mês de janeiro no DF

Segundo o Inmet, as chuvas não darão trégua aos brasilienses no primeiro mês do ano. Em dois dias, choveu 81% do esperado para todo janeiro

Publicado

on

Foto: Reprodução

O ano de 2024 começou com muita água no Distrito Federal. Em apenas dois dias, choveu mais do que o esperado para quase todo o mês de janeiro. E a tendência é que as chuvas continuem fortes e frequentes nas próximas semanas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Plano Piloto acumulou 109 milímetros (mm) de chuva e o Paranoá, 166 mm, até a manhã desta quarta-feira (3/1). Isso representa, respectivamente, 53% e 81% da média histórica para o mês inteiro.

O meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, afirma que o DF está em um período chuvoso, influenciado por sistemas meteorológicos que favorecem a formação de nuvens carregadas. “A previsão é que o volume das chuvas supere a média mensal já nos próximos dias”, diz ele.

Nesta quarta-feira, o tempo deve permanecer nublado e com pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura mínima foi de 19°C e a máxima pode chegar a 28°C. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%. Em alguns pontos do DF, podem ocorrer rajadas de vento de até 60 km/h.

O Inmet alerta para os riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de árvores em áreas vulneráveis. A recomendação é evitar se expor ao tempo chuvoso e procurar abrigo seguro em caso de tempestade.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile