Tecnologia

Enorme tempestade solar pode desligar a internet por meses de 2024

Cientista da Universidade George Mason aponta um “apocalipse da internet” para 2024 com tempestade solar

Publicado

on

Foto: Reprodução

Uma tempestade solar gigantesca pode causar o “apocalipse da internet” em 2024, alerta cientista. O fenômeno pode danificar seriamente a infraestrutura tecnológica do planeta, afetando desde a rede elétrica até os satélites.

O professor Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, é especialista em sistemas de alerta sobre atividades solares. Ele explica que o Sol está entrando em uma fase mais ativa, que coincide com a crescente dependência da internet pela humanidade.

Segundo ele, o Ciclo Solar 25, que prevê uma supertempestade solar, deve ocorrer antes do previsto. Inicialmente, estudos mostravam que uma atividade solar deste tamanho aconteceria somente em julho de 2025. Mas Becker sugere que a fase mais intensa da tempestade será no ano que vem, conforme o site Insider Paper.

O cientista afirma que a ejeção de massa coronal do Sol pode se dirigir a outra direção do espaço. Mas, se vier à Terra, teremos apenas 18 a 24 horas de aviso antes que as partículas cheguem ao planeta e “comecem a mexer com o campo magnético”.

Isso pode causar sérios problemas para a internet, a rede elétrica, os cabos de fibra ótica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação. Os danos podem levar meses para serem reparados, deixando o mundo em uma situação crítica.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile