Fernanda Torres, aos 59 anos, entrou para a história na noite deste domingo (5) ao se tornar a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. A vitória foi pelo papel de Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles.
A premiação, considerada um marco na trajetória da atriz, veio em meio a uma forte concorrência com nomes consagrados como Angelina Jolie, por “Maria Callas”, e Nicole Kidman, por “Babygirl”. Com essa conquista, Fernanda se consolida como uma das favoritas na corrida pelo Oscar 2025 na mesma categoria.
Em um discurso emocionado e improvisado, Fernanda agradeceu ao diretor Walter Salles, à sua família e aos colegas de trabalho. “Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente”, disse a atriz, visivelmente surpresa.
Ela dedicou o prêmio à mãe, a icônica atriz Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar por “Central do Brasil” há 25 anos. “Isso é uma prova de que a arte permanece ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou. Dedico este momento à minha mãe, à minha família, ao Andrucha [Waddington, marido], ao Selton [Mello], aos meus filhos e a todos que me apoiaram. Muito obrigada!”
A vitória de Fernanda Torres também trouxe destaque ao cinema brasileiro, uma vez que “Ainda Estou Aqui” foi indicado na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Publicações internacionais, como a Variety, já apontavam Fernanda como uma das favoritas ao prêmio, destacando seu desempenho poderoso e a relevância da obra.
O feito histórico da atriz reafirma o talento e a força do cinema brasileiro no cenário internacional, marcando um momento inesquecível para a cultura nacional.