Hoje, 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock. O gênero musical surgiu por volta da década de 50, época em que artistas como Elvis Presley faziam sucesso. Desde o seu surgimento, o estilo musical vive momentos de ascensão e descensão, tendo como um marco importante a data de 13 de julho de 1985, ano de acontecimento do festival de música Live Aid, com shows simultâneos em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.
O evento tinha como objetivo combater a fome na Etiópia e contou com diversos nomes reconhecidos do rock, como Queen, David Bowie, Elton John entre outros. A ideia de transformar a data no Dia Mundial do Rock veio de Phil Collins, como uma forma de imortalizar a dimensão e o êxito do evento realizado em 1985. O gênero musical criou fortes raízes, reuniu diferentes tribos, e atravessou gerações, sendo o estilo preferido daqueles que se intitulam como “rebeldes, destemidos e a frente do seu tempo”.
Com o passar do tempo, as músicas de metais marcados e letras que, em sua grande maioria traziam discursos como forma de protesto em resposta diante de injustiças sociais, foram perdendo espaço para gêneros mais atuais como pop, pagode, funk e sertanejo. No entanto, os fãs do estilo musical ganharam um motivo para comemorar nesta terça-feira (13) e quem sabe, ver uma nova cena surgir no mercado musical nas plataformas de streaming.
Com a música “Beggin”, a banda de rock italiana Måneskin alcançou o primeiro lugar no top 200 global das mais tocadas no Spotify. Outro grande feito é que a banda também está no Top 3 da parada Billboard Global pela primeira vez, perdendo apenas para a queridinha do pop atual, Olivia Rodrigo e Ed Sheeran.
Formada pelo vocalista Damiano David, pela baixista Victoria de Angelis, pelo guitarrista Thomas Raggi e pelo bateirista Ethan Torchio, em Roma no ano de 2015, a banda de hard rock italiana ganhou destaque após participar da 11ª edição do Factor X Itália. Mesmo ficando em segundo lugar, a banda conseguiu assinar contrato com a Sony Music e teve seu primeiro álbum de trabalho lançado no ano de 2018.
Além de dominar as paradas de sucesso, o quarteto vem dominando também as redes sociais, em especial, o TikTok. Com um ar de rebeldia, agressividade e muita sensualidade a banda de estilo singular vem acompanhada de polêmicas e um repertório de músicas autorais e covers, dando uma nova cara ao rock. Entre os principais hits de sucesso do grupo, “Vent’anni”, que faz parte do álbum Teatro d’ira, “Beggin”, que viralizou no TikTok e “I Wanna Be Your Slave”.
Além do rock subversivo que tem tomado conta do mainstream em tempos recentes, outro ponto que chama muita atenção na banda é o estilo. Ambos os integrantes adotam uma postura transgressora no palco, usando roupas que desafiam os papéis de gênero. Delineador, sombra preta ao redor dos olhos, sapatos de saltos e quase sempre uma nudez parcial provocativa marcam o estilo da banda.
Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).