A produção original Netflix em parceria com Emicida, AmarElo – É Tudo Pra Ontem, estreou na manhã desta terça-feira (8) com muita representatividade e crítica ao racismo. Um show de história, o documentário é um desdobramento do disco de mesmo nome lançado em outubro de 2019.
AmarElo traz para o público uma mescla de arquivo pessoal com a história do mundo. Como forma de crítica, Emicida revela suas origens e o impacto do racismo em sua trajetória de vida e carreira. O filme trata ainda sobre temas como a abolição da escravatura, pobreza, periferias e demais problemas socioeconômicos do Brasil decorrentes de um passado onde os negros eram tidos como objetos de trabalho.
“Essa abolição abandona milhões de pretos a própria sorte e é seguida por políticas de ‘branqueamento’ através do incentivo à imigração europeia, da demonização das culturas africana e indígena e de apagamento total, não só da memória da escravidão, mas de toda contribuição não branca para o desenvolvimento desse país”.
A contribuição da música
Além dos impactos sociais, Emicida também gera reflexão sobre a influência do hip hop na cultura negra. Com início na década de 1970, o gênero originado nos Estados Unidos e logo disseminado para os demais países é o grande diferencial do cantor e sua marca registrada na música brasileira.
O artista então exalta o significado do ritmo para a comunidade do Brasil e elenca este como um dos pilares do documentário. “Através da música rap, do break e do graffiti, jovens da periferia de São Paulo encontram uma plataforma para se expressar. Essa música se espalha pelas periferias do Brasil e se torna um movimento de conscientização a respeito do racismo e da desigualdade social”, narra Emicida.
Emicida anuncia o lançamento
Com emoção e gratidão, Emicida anunciou o lançamento do documentário nas redes sociais. Para consagrar a estreia, o rapper ainda convidou o público para uma festa virtual marcada para às 19h30 desta terça-feira (8). A ideia da Watch Party é que os fãs e o artista assistam ao documentário simultaneamente e ambos comentem trechos do filme de forma interativa.