O Festival de Cinema de Sarajevo será lançado inteiramente online nesta sexta-feira, depois que um aumento nos casos de coronavírus forçou os organizadores a cancelar os planos de realizar a primeira mostra de cinema presencial da Europa desde o início da pandemia.
Há apenas dez dias, uma enorme tela de projeção foi instalada em um amplo cinema ao ar livre e cadeiras colocadas de acordo com as regras de distanciamento. Os organizadores disseram que seriam colocados máscaras faciais e desinfetantes nas entradas.
Mas um aumento repentino nos casos de coronavírus na capital da Bósnia desde julho, após flexibilização de um isolamento rigoroso, levantou preocupações sobre a segurança do público, funcionários e convidados.
“Embora estivéssemos ansiosos pelo festival com o público, decidimos começar sem ele, sem correr riscos”, disse o diretor do festival, Mirsad Purivatra.
“Acho que esta era a única decisão racional”, acrescentou Purivatra à Reuters.
O festival de cinema de Sarajevo foi fundado por um grupo de entusiastas em 1995 como um ato de desafio contra um cerco de 43 meses à capital pelas forças sérvias da Bósnia. Ele cresceu e se tornou a maior competição de cinema e plataforma da indústria em uma região que vai de Viena a Istambul.
O número de casos e mortes por coronavírus na Bósnia mais que dobrou no último mês, subindo para 15.535 e 469, respectivamente.
Por Daria Sito-Sucic – Reuters