Quando o assunto é má sorte, existem muitas superstições que já se tornaram culturais. Entre as mais comuns, cruzar com um gato preto, quebrar um espelho, passar por debaixo de uma escada e sexta-feira 13, para alguns, conhecida como dia do terror. Embora a data possa parecer um fenômeno raro, nosso calendário gregoriano indica que o dia 13 de qualquer mês tem uma probabilidade ligeiramente maior de cair em uma sexta-feira do que em qualquer outro dia da semana.
As teorias de como surgiu a data são muitas, entre as mais comuns, está a crença popular esteja relacionada com a cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de serem convertidos à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com a conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, em toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para jogar pragas contra a humanidade.
Em outra teoria, a de origem nórdica, acredita-se que a data de azar esteja relacionada ao grande banquete onde o Deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades e não convidou Loki, Deus da discórdia e do fogo. Ele teria ido à reunião mesmo sem ser convidado, promovendo uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.
Além de todo o azar, a data tem fama de assombrada e por isso, O Panorama separou 5 filmes de terror para deixar seu dia um pouco mais assustador. (mas só nas telinhas)
1- Annabelle
Lançado em 2014 é um dos filmes de terror mais aclamados. Traz a história de John Form, que acha que encontrou o presente ideal para sua esposa grávida, uma boneca vintage. A alegria do casal não dura muito e em uma noite terrível, membros de uma seita satânica invadem a casa do casal em um ataque violento. Ao tentarem invocar um demônio, eles mancham a boneca de sangue, tornando-a receptora de uma entidade do mal.
2- Invocação do Mal
A trilogia é baseada em histórias do casal Ed e Lorraine Warren, investigadores sobrenaturais que existiram de verdade, e tiveram seus casos relatados em livros e diários.
3- A freira
Tudo começa quando uma freira comete suicídio. Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre e uma noviça e arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca, transformado o convento em um campo de batalha.
4- Vozes e Vulto
Baseado no aclamado romance de Elizabeth Brundage, o filme da Netflix conta a história de um casal que se muda de Manhattan para um pequeno vilarejo no Vale do Hudson, eles precisam lidar com o passado sinistro de sua nova residência e o lado sombrio do seu casamento.
5- A Bruxa de Blair
Um grupo de três jovens cineastas desaparece ao entrar em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local. Anos depois, a câmera que usavam é encontrada.
Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).