Entretenimento

The Weeknd: como o ranking do Spotify reforça preconceito do Grammy

Sem indicações ao Grammy, cantor The Weeknd tem música mais transmitida pelo Spotify em 2020

Publicado

on

Foto: Reprodução/Youtube

Sete dias após lista de indicados ao Grammy não incluir The Weeknd em nenhuma categoria, o Spotify coroou nesta terça-feira (1º) a música “Blinding Lights“, do artista, como a mais transmitida do ano. Com 1,6 bilhão de streams em 2020, The Weeknd ainda liderou o ranking mesmo após se tornar a segunda música mais transmitida do verão, segundo informações do Spotify.

No pódio anual, logo em seguida de The Weeknd, o ex-busker australiano Tones And aparece em segundo lugar com a música “Dance Monkey” e  “The Box“, de Roddy Ricch, em terceiro.

Entenda o caso

Aclamado pelos internautas, o álbum ‘After Hours’ do cantor, lançado em 20 de março deste ano, emplacou a faixa “Blinding Lights” na primeira posição da Billboard Hot 100 e teve o clipe da música como ganhador da categoria Melhor Vídeo do Ano pelo VMA. Apesar das nomeações e sucesso entre as paradas musicais, The Weeknd não entrou para nenhuma das categorias anunciadas na última terça-feira (24) pelo Grammy Awards. A falta do cantor entre os indicados gerou revolta nos internautas e comoção nas redes sociais.

Com milhões de plays colecionados, as faixas do quarto álbum do artista canadense The Weeknd mereciam reconhecimento entre as indicações da premiação Grammy, assim consideraram os internautas. Para além dos reclames, o público ainda apontou a causa da não indicação do artista à premiação: racismo. “Privilégio branco é o Justin Bieber ser indicado a quatro categorias no Grammy com aquele álbum insosso enquanto o The Weeknd foi completamente esnobado”, avaliou um usuário.

Segundo o colunista do Portal TrackList, Lucas Ribeiro, as evidências de racismo por parte do Grammy podem ser comprovadas pela resistência dos famosos em participar da premiação. “Não à toa, vários artistas negros, como, por exemplo, Frank Ocean, Kanye West, Drake e Nicki Minaj já fizeram várias críticas à Academia e começaram a não participar mais, não dar mais ibope”, disse.

O artista pede explicação ao Grammy

Além dos fãs, o próprio The Weeknd se posicionou em publicação nas redes sociais e não pareceu contente. “Os Grammys continuam corruptos. Vocês devem transparência a mim, a meus fãs e à indústria”, ressaltou.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile