Aclamado pelos internautas, o álbum ‘After Hours’ do cantor The Weeknd, lançado em 20 de março deste ano, emplacou a faixa “Blinding Lights” na primeira posição da Billboard Hot 100 e teve o clipe da música como ganhador da categoria Melhor Vídeo do Ano pelo VMA. Apesar das nomeações e sucesso entre as paradas musicais, The Weeknd não entrou para nenhuma das categorias anunciadas nesta terça-feira (24) pelo Grammy Awards. A falta do cantor entre os indicados gerou revolta nos internautas e comoção nas redes sociais.
Com milhões de plays colecionados, as faixas do quarto álbum do artista canadense The Weeknd mereciam reconhecimento entre as indicações da premiação Grammy, assim consideraram os internautas. Para além dos reclames, o público ainda apontou a causa da não indicação do artista à premiação: racismo. “Privilégio branco é o Justin Bieber ser indicado a quatro categorias no Grammy com aquele álbum insosso enquanto o The Weeknd foi completamente esnobado”, avaliou um usuário.
Colunista do portal TrackList avalia críticas
A questão fomentou debate nas redes sociais e virou assunto mais comentado do Twitter na tarde desta terça-feira (24). Segundo o colunista do portal TrackList, Lucas Ribeiro, as boas avaliações da crítica e os elevados números de reprodução das músicas do novo albúm do artista levantaram a expectativa do público. “Era algo que para todo mundo, no geral, era esperado e aguardado. Porque na cabeça da maioria das pessoas era óbvio que ele seria indicado pela qualidade e pelo sucesso comercial”, disse.
“Na minha visão, foi um total boicote da Academia com o The Weeknd”, avaliou.
Sobre a polêmica levantada em torno da influência racial nas indicações, Lucas ressaltou o histórico da premiação. “Se a gente for pesquisar as discussões levantadas, inclusive, por pessoas negras, realmente é uma questão histórica do Grammy, de quem compõe a bancada, de quem vota, de quem indica e dos próprios coordenadores”, ressaltou.
“É histórico do Grammy nomear poucos artistas negros. Falta muito reconhecimento ainda, principalmente, na hora de premiar, não só de indicar, mas de premiar”.
Para Lucas, as evidências podem ser comprovadas pela resistência dos famosos em participar da premiação. “Não à toa, vários artistas negros, como, por exemplo, Frank Ocean, Kanye West, Drake e Nicki Minaj já fizeram várias críticas à Academia e começaram a não participar mais, não dar mais ibope”.
O colunista concluiu o fato como um descaso, já que The Weeknd construiu carreira ao longo dos anos e entregou recentemente ao público um álbum destaque da carreira. O artista ainda foi apontado como um dos responsáveis por fomentar a volta da tendência retrô dos anos 1980 à industria da música, em alta neste ano.