Para muitos, a carreira de digital influencer acontece de forma muito natural, é o caso da Jèssica Fernandes, que começou a trabalhar com produção de conteúdo quando ainda estava na escola. Em bate-papo com Kelson Miranda, no espaço Striker do Pier 21, a jovem contou sobre sua trajetória na internet e sobre seus futuros projetos.
Tudo começou quando Jèssica estava na escola, diferente do caminho que muitas pessoas seguem, a jovem começou primeiro no Facebook e depois migrou para o Youtube e para o Instagram. Na época, as páginas de Facebook faziam o maior sucesso e a influencer tinha uma. A produção de conteúdo era dividida entre a página e o perfil pessoal da influenciadora.
“Quando comecei eu ainda não sabia que isso podia ser um trabalho, que podia ganhar dinheiro com isso. Comecei como criadora de conteúdo no Facebook, antigamente tinham as páginas que faziam maior sucesso e eu criei uma página. No meu perfil pessoal continuava postando minhas fotos de looks, quando ia para igreja era o auge, sempre tinha que ter foto de look”, conta Jèssica sobre como começou.
O caminho na internet foi muito natural, ao ser descoberta pelos colegas de escola, a jovem precisou lidar com piadinhas e brincadeiras, ficou parada por um tempo mas logo retomou os trabalhos. Com conteúdos do universo feminino como moda e beleza, a Jèssica já conquistou 26 mil seguidores no Instagram e hoje, tem como foco em suas publicações promover questões voltadas para a autoestima feminina e maternidade.
Sobre como funcionam os trabalhos atualmente, a jovem explica que no início comprava as roupas para dar dicas e mostrar, não tinha isso de recebidos. Ao receber seu primeiro recebido, a jovem sentiu-se feliz e atualmente trabalha com marcas fixas na cidade onde mora, Planaltina DF.
“Sou de planaltina e faço um trabalho bem bacana lá com algumas lojas. Faço provador durante a semana, mostro os produtos e gosto disso, de trazer conteúdos que vão agregar na vida das pessoas”, explica a influenciadora.
Em relação a forma como se organiza para executar os trabalhos, Jèssica explica que às vezes conta com ajuda para gravar vídeos e para cuidar do seu bebê enquanto trabalha. Já na parte de contratos, conta com o apoio da agência Influ Brasília, que faz um trabalho de ponte entre marcas e influenciadores. Entre outras questões, a influenciadora lembrou a importância de estudar e se profissionalizar.
Jèssica sempre pode contar com o apoio dos pais e do marido, o que a ajudou muito para seguir no meio digital. Já em relação aos amigos, a jovem relembra que o apoio foi quase inexistente, mas que ao ver as coisas dando certo, as pessoas vão se aproximando. Durante a entrevista a jovem deu um spoiler em relação ao seu próximo projeto, que está relacionado a moda, mães e autoestima.
“Pra galera que está começando, minha dica é ter autenticidade e não desistir no primeiro obstáculo que surgir”, aconselha a influenciadora.
Entre outros assuntos, a jovem falou sobre saúde mental ao ter que lidar com críticas e outros assuntos. Para saber mais sobre a carreira de Renan Schelb, confira a entrevista completa no canal de YouTube do O Panorama clicando aqui.