Medicina, curso superior famoso por sua alta remuneração, status perante a sociedade, duração e dificuldade para se passar no vestibular. Por ser uma carreira extremamente concorrida, com notas de corte elevadas na maioria das universidades do país, muitas pessoas que almejam o tão sonhado jaleco branco, acabam por desistir de passar ou continuar na graduação em razão dos diversos obstáculos a serem superados.
Afinal, querendo ou não, é importante lembrar que a prova voltada para o curso, exige do estudante muita dedicação, planejamento e estudo, o que não difere da formação acadêmica do profissional. Parece impossível, né? Mas nem tudo é o que aparenta ser. É o que explica a universitária e influenciadora digital, Mirella Andrade, 23 anos, aprovada no vestibular e que atualmente cursa o oitavo semestre de medicina na Universidade Católica de Brasília (UCB).
Em seu site, vinculado ao perfil no Instagram, no qual possui mais de 10 mil seguidores, a futura médica posta diversos conteúdos voltados para pessoas que desejam passar em medicina e conhecer um pouco mais sobre a trajetória da jovem até o êxito no vestibular. Ao quadro, O Panorama da Educação, Mirella revela em bate-papo o que a levou a escolher a profissão, dar dicas de como lidar com a cobrança e a insegurança, fala sobre preconceitos que tinha consigo e muito mais.
Confira entrevista:
Sobre os motivos que a levou a escolher o curso de medicina, Mirella conta que não teve um motivo certo para seguir a carreira na área da saúde. Como grande parte dos adolescentes, a universitária não sabia o que queria fazer da vida, mas que logo no primeiro ano do ensino médio, começou a pensar no assunto e a refletir sobre o que lhe agradava.
“Eu comecei a analisar algumas coisas que eu não queria, como trabalhar em escritório e ter uma rotina regrada. Eu queria fazer a diferença, como ajudar pessoas. Aí, me identifiquei com a medicina”.
Em relação aos estudos, a adolescente revela que durante todo o ensino médio fez curso preparatório e que ao finalizar a educação básica, ainda estudou por dois anos e meio até passar no vestibular. Nesse período, Mirella conta que apesar da cobrança e tentativas, nunca optou pela desistência ou seguir outra carreira.
“As pessoas perguntavam, e aí, já passou? E quando eu falava que não, dava vontade de fugir. Sofria, chorava, queria desistir, mas lá no fundo, nunca quis desistir de verdade. Então sempre voltava a correr atrás”.
Ficou curioso? Confira o restante do bate-papo com a universitária no nosso canal no Youtube. Além da Mirella Andrade (@mirellajandrade), não esqueça de seguir O Panorama (@OPanoramaOficial) no Instagram, para se manter atualizado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo.