Odontologia para todos: Cirurgião Frederico Felipe fala sobre cirurgia bucomaxilofacial e novas tecnologias aliadas à odontologia
Com especialização também pelo John Peter Smith Hospital, em Nort Worth no Texas (EUA). Dr. Frederico Felipe hoje é Chefe de Residência no Hospital de Base de Brasília.
O quadro Odontologia Para Todos, traz desta vez o cirurgião dentista Dr. Frederico Felipe para um bate-papo sobre cirurgia bucomaxilofacial, a influencia da tecnologia na formação e nos tratamentos e mais. Graduado pela Universidade Federal de Uberlândia, Frederico Felipe é mestre e doutor em cirurgia bucomaxilofacial e chefe do programa de residência e treinamento em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital de Base de Brasília.
Em conversa com o Dr. Ricardo Paulin, Frederco falou um pouco sobre sua trajetória de estudos e especializações que o levaram a conquistar uma carreira de prestígio e de grande responsabilidade e influência na formação de novos cirurgiões para a área em que atua.
“Eu sou graduado pela Universidade Federal de Uberlândia, fiz residência e mestrado também pela Universidade Federal de Uberlândia e fui professor da mesma universidade. Depois retornei a Brasília onde iniciei meus trabalhos na Secretaria de Saúde do Distrito Federal e saí pra fazer doutorado na Universidade Estadual de Campinas, a UniCamp”, iniciou o doutor.
De volta a Brasília onde trabalhou na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Dr foi aceito no programa do hospital universitário do Texas nos Estados Unidos, John Peter Smith Hospital em Fort Worth, onde acompanhou a rotina do hospital por 06 meses e estudou com grandes mestres da cirurgia ortognática mundial.
Quando questionado sobre sua decisão de voltar ao Brasil após a experiência nos Estados Unidos, o Dr Frederico Felipe falou sobre os motivos que impactaram em não permanecer em solo americano, apesar das propostas.
“Na verdade essa é uma pergunta que eu me faço ainda, eu tive a oportunidade [porque] o profissional com formação acadêmica ele é muito bem quisto no mercado americano e eu tive a oportunidade de ficar. Como eu fui liberado pra fazer o custo de doutorado com ônus pra Secretaria de Saúde, eu fui com um salário eu não achei justo ficar. Resolvi voltar pra ofertar o que eu tinha aprendido na minha formação no Estados Unidos, aqui no Brasil”, relata Frederico.
De acordo com o cirurgião a formação mudou muito ao longo dos anos, mas um dos principais impactos foi os avanços e contribuições que a implementação digital trouxe para a odontologia. Para Frederico Felipe uma das vantagens da tecnologia nas cirurgias é a previsibilidade e o planejamento realizado de maneira mais fidedigna garantindo ainda mais conforto e segurança ao paciente que consegue ter uma visão real sobre seu caso e as possibilidades que o tratamento permite.
Como professor de graduação Felipe falou ainda sobre os desafios enfrentados pelos estudantes que estão se formando na era pós-pandêmica e sobre a importância da educação para aqueles que tem o desejo de participar de um programa de especialização como a residência oferecida pelo Hospital de Base de Brasília.
“É um grande desafio o mercado hoje, então na verdade você precisa de reinventar o tempo todo, quando nós nos formamos nosso sonho era montar um consultório e trabalhar e hoje apenas isso não é sinônimo de sucesso. A odontologia é muito grande ainda tem muito espaço pra gente trabalhar e para explorar. E para aqueles que querem entrar no programa de residência minha dica é: estude, é um programa muito pesado e que seleciona sempre os mais preparados, longe dos livros e fora dos estudos não temos salvação” finalizou o doutor Frederico Felipe.
Acompanhe a entrevista completa com o doutor cirurgião dentista Frederico Felipe acesse o canal do O Panorama no Youtube.
Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).