Especiais

Odontologia para Todos: conheça Juliano do Vale e seu trabalho a frente do CFO

Confira entrevista exclusiva com Presidente do Conselho Federal de Odontologia

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Hoje no programa Dr. Ricardo Paulin, entrevista Juliano do Vale, presidente do Conselho Federal Odontologia.
Mineiro e com família estabelecida em Palmas (TO), Juliano conta a trajetória de sua carreira e fala sobre as dificuldades que enfrentou.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Na entrevista ao Programa Odontologia para Todos, Juliano fala sobre harmonização facial e como a regulamentação da mesma é uma vitória para toda a classe e não apenas para o CFO.

“E eu sempre digo que a harmonização facial não começou há 2 anos. Nós temos aí um longo caminho que foi percorrido por outras gestões do Conselho, um caminho que foi percorrido por profissionais que buscaram se capacitar, que buscaram essa nova técnica até mesmo no exterior e trouxe para o Brasil. É um caminho natural a regulamentação dessas novas áreas de atuação.”

Sobre a representatividade da Odontologia na política, Juliano explica que faltam profissionais da área atuando como candidatos eleitos ou que ao menos façam alianças com pessoas comprometidas com a Odontologia.

“O ideal seria que a classe se manifestasse politicamente. […] Nós precisamos despertar essa consciência na classe.”

Em relação as associações de especialidades, Juliano diz que muito se vê o surgimento de diversas sociedades da mesma especialidade quando o ideal seria haver apenas uma sociedade forte por especialização.

“Nós poderíamos passar a ter um nível de exigência um pouco maior na formação do cirurgião dentista especialista”.

Juliano fala sobre a frente parlamentar da odontologia, que é composta por deputados e senadores dispostos a ouvir as propostas da classe odontológica.

“Quando foi criada foi uma grata surpresa, pois nós fomos muito desacreditados por alguns colegas. Talvez eles não tenham entendido o significado da frente parlamentar. […] Já é um passo fantástico”.

Além disso, o presidente esclarece o posicionamento do Conselho Federal de Odontologia sobre os movimentos que foram criados para unir a classe odontológica durante a pandemia.

“Ele vê sim, sempre com bons olhos, qualquer movimentação da classe com o objetivo claro, definido e principalmente consciente das mudanças que podem ser alcançadas. O que a gente não compactua é com determinadas fórmulas que são apresentadas sem nenhum tipo de embasamento, apenas se aproveitando de algum tipo de fragilidade da classe odontológica”

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Acompanhe a entrevista completa ao presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, em nosso canal no  YouTube. Mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo por meio do nosso perfil no Instagram (@OPanoramaOficial).

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile