No quadro, Odontologia para Todos desta semana, o Dr. Ricardo Paulin entrevista o deputado distrital Leandro Grass. Nascido em Brasília, Leandro é professor e pesquisador nas áreas de Sociologia, Políticas Públicas, Cultura e Educação, Grass também é mestre em Desenvolvimento Sustentável e doutorando em Gestão Pública pela Universidade de Brasília (UnB).
Apaixonado pela educação, o brasiliense possui pouco mais de15 anos de atuação no ensino público e privado do Distrito Federal. Idealizador e coordenador do projeto Política de A-Z, o deputado conta que sempre foi apaixonado pela educação e que esta foi a área onde pôde se encontrar e despertar sua vocação.
“Antes de tudo, minha vida é na educação. Foi onde eu atuei, onde despertei a minha vocação e onde eu me encontrei”, destaca Leandro.
Preocupado e inconformado com as desigualdades que assolam o Brasil, como deputado, Leandro tem como prioridade a promoção do desenvolvimento sustentável, com foco nas políticas de infância, juventude e na educação. Contudo, além das lutas diárias para a promoção de um país mais justo e melhor, Grass revela um pouco como é sua vida fora das atividades parlamentares, como gostos, hobbes, entre outros.
“Fora da vida pública eu tenho uma convivência muito grande, sempre tive muitos amigos os quais estabeleci laços. Sou músico, amador, toco violão, inclusive já tive banda aqui em Brasília”.
Além do apreço pela música e amigos, Grass conta que também mantém uma rotina cristã, onde frequenta os encontros da paróquia a qual frequenta e que gosta muito de estar próximo à comunidade.
“Sempre tive muito envolvimento no voluntariado, nos projetos sociais da cidade. Eu gosto muito de conversar com as pessoas, de estar perto me comunicando. Assim eu tenho vivido é o que me dá prazer”.
Questionado sobre a educação pública no DF, Leandro destaca que atualmente, o sistema educacional de Brasília possui um grande potencial para avançar cada vez mais, e que hoje, o ensino público da cidade é digno de reconhecimento.
“Na educação pública, nós temos incríveis práticas pedagógicas. Digo com tranquilidade, que o que nós temos de melhor hoje, está na escola pública”, afirma Leandro.
Em relação à educação durante a pandemia da Covid-19, o deputado destaca que houve falta de organização no enfrentamento e no desenvolvimento de soluções para que as crianças continuassem estudando.
“Houve uma falta de organização. Um problema hoje na gestão pública brasileira como toda, é a descontinuidade. Então ocorre a perda de um de uma perspectiva consistente, e na educação aconteceu isso, faltou a organização”. Para a efetividade de políticas públicas, o Grass defende ser imprescindível a participação da sociedade, e que na educação houve essa participação.
“Vieram com a ideia de escola em casa sem conversar com a base de educação. O SUS é um bom exemplo disso, de que a melhor política pública é feita a partir da participação social e não houve participação social na educação”.
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