conecte-se conosco

Esportes

Amanda Schott conquista o bronze no Mundial de levantamento de pesos

Medalha é a segunda do Brasil na competição, após prata de Laura Amaro

CBLP/Divulgação

O Brasil foi ao pódio pela segunda vez no Campeonato Mundial de levantamento de pesos, disputado em Tashkent (Uzbequistão). Nesta quinta-feira (16), Amanda Schott conquistou o bronze da categoria até 87 quilos na prova do arranco, onde o atleta levanta a barra até acima da cabeça de uma vez, sem apoiá-la no corpo.

Amanda ergueu a barra primeiro com 102 quilos, e depois com 106. Na terceira e última investida a brasileira não conseguiu validar o movimento com 109 quilos, que poderia lhe render a prata, já que foi a marca alcançada por Ankhtsetseg Munkhjantsan, da Mongólia, que ficou em segundo. O ouro foi para a uzbeque Tursunoy Jabborova, que levantou 106 quilos.

“Estou mega, ultra, absurdamente feliz. É apenas a minha segunda competição internacional e é o meu primeiro Mundial. Sem dúvidas a minha postura aqui foi, de longe, a minha melhor de todos os campeonatos que participei. Estou muito feliz em representar a seleção brasileira e é inacreditável a conquista da medalha. É só o início, ainda tenho muita história para escrever”, comemorou a pesista à Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP).

“Pensamos que seria possível na categoria para 81 quilos, mas ela pediu [para competir na] 87 quilos e lutou muito bem e conseguiu se concentrar na competição. É um resultado sensacional para alguém que fez a primeira competição deste porte na vida”, completou o técnico Dragos Stanica, também à CBLP.

Diferente da Olimpíada, onde apenas a soma dos resultados de arranco e arremesso (quando o pesista levanta a barra na altura do ombro, depois acima da cabeça e espera a liberação dos árbitros para soltá-la) é levada em conta, no Mundial as premiações são separadas. No arremesso, Amanda ficou em quinto lugar ao movimentar 130 quilos, cinco a menos que a russa Dariia Akhmerova, medalhista de bronze. A mongol Ankhtsetseg e a norueguesa Solfrid Koanda ergueram os mesmos 141 quilos, mas a europeia ficou à frente pelos critérios de desempate.

No geral (arranco mais arremesso), a brasileira também ficou na quinta colocação, com 236 quilos de somatória. Ankhtsetseg levou o ouro (250 quilos), a uzbeque Jabborova (244 quilos) foi prata e a norueguesa Koanda (244 quilos) conquistou o bronze.

Na terça-feira (14), Laura Amaro já havia sido vice-campeã mundial na categoria até 76 quilos, também no arranco, ficando em quarto no arremesso e no geral. A medalha foi a primeira de uma brasileira na história da competição.

Antes de Laura e Amanda, somente Fernando Reis havia medalhado em um Mundial entre pesistas brasileiros. Em 2018, ele herdou dois bronzes (arranco e geral) depois que o uzbeque Rustam Djangabaev foi pego no doping e teve o terceiro lugar em ambas as disputas cassado. Atualmente, o próprio Fernando está suspenso por doping, flagrado em exame feito em maio, que custou a participação na Olimpíada de Tóquio (Japão).

Por: Agência Brasil

Esportes

O que fez o pequeno Gui, torcedor do Vasco, ser eleito o “Torcedor do Ano” no FIFA The Best 2024

Superação e paixão: pequeno Gui, torcedor símbolo do Vasco, conquista o mundo no FIFA The Best 2024

Publicado

on

Pequeno Gui, torcedor símbolo do Vasco

Guilherme Gandra Moura, conhecido como pequeno Gui, foi homenageado nesta terça-feira (17) durante o prêmio FIFA The Best 2024, ao ser eleito o “Torcedor do Ano”. Ícone entre os cruzmaltinos, Gui emocionou a todos com sua paixão pelo Vasco da Gama, especialmente após superar momentos difíceis de saúde.

Gui ficou conhecido em 2023, quando, após sair de um coma induzido de 16 dias, surpreendeu ao recitar a escalação completa do Vasco logo ao despertar. A história viralizou nas redes sociais e tornou o jovem uma figura querida entre os torcedores do clube carioca e de todo o Brasil.

Com uma doença rara, Gui não deixou que as dificuldades diminuíssem seu amor pelo futebol. Ele se tornou um símbolo de superação, ganhando destaque em eventos do clube e recebendo homenagens como bandeiras com sua imagem nos estádios. Recentemente, teve a oportunidade de encontrar Philippe Coutinho, reforço do Vasco na temporada, consolidando sua posição como um verdadeiro embaixador da torcida vascaína.

Ao receber o prêmio, apresentado pelo ex-jogador Pepe, pequeno Gui encantou o público ao afirmar:

“Ser torcedor é acreditar sempre, mesmo nos momentos mais difíceis. Esse prêmio é para todos que vivem o futebol com amor.”

Com quase um milhão de seguidores nas redes sociais, Gui segue inspirando pessoas ao redor do mundo, mostrando que a paixão pelo esporte pode ultrapassar qualquer barreira.

Continue lendo

Automobilismo

BYD Dolphin Plus recebe cinco estrelas no Latin NCAP e se torna o primeiro elétrico a alcançar a nota máxima

Com excelente desempenho em testes de segurança, o hatch da BYD se destaca pela proteção de ocupantes e sistemas avançados de assistência ao motorista

Publicado

on

BYD Dolphin Plus

O Latin NCAP, órgão responsável pela realização de testes de colisão com veículos novos comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou os resultados de novos crash tests na manhã desta terça-feira (11). Entre os modelos avaliados, o hatch elétrico BYD Dolphin Plus se destacou, recebendo a nota máxima de cinco estrelas, tornando-se o primeiro carro da fabricante chinesa e também o primeiro modelo elétrico a conquistar essa classificação.

O programa de avaliação do Latin NCAP, que inclui a análise de diversos aspectos de segurança, destacou que o Dolphin Plus, versão mais potente do hatch chinês, obteve um desempenho impressionante. O modelo foi equipado com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), que são oferecidos de série. Isso resultou em uma proteção de 92,6% para ocupantes adultos, 93,1% para crianças e 77% para pedestres. O desempenho do sistema ADAS foi de 85%.

O teste incluiu simulações de frenagem autônoma de emergência, tanto em áreas urbanas quanto rodoviárias, além de verificações no sistema de detecção de pontos cegos. O resultado geral foi altamente positivo, com o Dolphin Plus apresentando uma estrutura estável e proteção adequada para os ocupantes durante os impactos.



Apesar da alta avaliação, o Latin NCAP observou que algumas áreas ainda podem ser melhoradas no modelo, como a proteção passiva para pedestres, que poderia ser aprimorada, e o desempenho do alerta de saída de faixa (LSS), que não atingiu a pontuação ideal. Além disso, o modelo não conta com o Sistema de Sinalização de Auto Socorro (SAS) e o Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não obteve a pontuação necessária.

Importante frisar que o teste foi realizado com a versão Dolphin Plus, e os resultados não se aplicam às versões mais básicas do modelo, como o Dolphin Mini.

Continue lendo

Brasil

Palmeiras fatura Paulistão Feminino ao bater Corinthians nos pênaltis

Publicado

on

O Palmeiras conquistou o tricampeonato do Paulistão Feminino de Futebol com vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians na cobrança de pênaltis, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), após empate em 2 a 2 no placar agregado. A colombiana Tapia, goleira das Palestrinas defendeu três cobranças do Timão e as outras duas foram na trave. Fê Palermo e Ingryd balançaram a rede para as Palestrinas e garantiram o tricampeonato (os dois primeiros foram em 2001 e 2022). A conquista do Palmeiras interrompe a hegemonia das Brabas, tetracampeãs paulistas no ano passado.

Nesta quarta-feira (20), o Palmeiras, comandadas há pouco mais de um ano pela técnica Camilla Orlando, entrou em campo com desvantagem de 1 a 0 no placar, pois perdera em casa, por 1 a 0, primeiro jogo da final na última sexta (15). Nesta tarde, logo na primeira etapa da partida, as Palestrinas abriram 2 a 0, com gols da artilheira Amanda Gutierrez (total de oito gols no torneio) e Dudinha. Na volta do intevalo, Vitória Yaya deixou o banco e descontou para o Corinthians.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama