Esportes

Conheça os benefícios da dança como atividade física

A modalidade é ideal para quem quer cuidar do corpo, mas não gosta dos treinos tradicionais como musculação.

Publicado

on

Foto: Reprodução/ Freepik

A importância das atividades físicas vai muito além da perda de peso, são inúmeros os estudos que demonstram como a prática de exercícios físicos frequentes podem evitar doenças, melhorar a nossa disposição para realizar as  atividades diárias e consequentemente, melhorar a qualidade de vida. São muitas as opções de esportes que podem ser praticados, entre eles, a dança. Ana Sophia Rosa, instrutora de Dance Mix, da Bodytech Brasília explica que a modalidade pode trazer muitos benefícios para a saúde como melhorar. 

“São muitos os benefícios da dança para a saúde, tanto física quanto emocional. A dança tonifica o corpo, melhora a capacidade cardiorrespiratória, estimula a memória e a coordenação motora, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, combate a depressão, aumenta a autoestima e a autoconfiança e pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade”, explica Ana. 

Sobre os ritmos que mais auxiliam na queima de calorias, a instrutora de dança explica que o mais importante é a intensidade dos movimentos e não o ritmo e que cabe ao professor ditar um ritmo para a aula, sempre respeitando o limite do corpo de cada aluno. 

“O que mais auxilia na queima de calorias é, na verdade, a intensidade dos movimentos e a entrega do aluno. Um mesmo ritmo (latino, por exemplo) pode ter músicas mais lentas e mais rápidas. Cabe ao professor ditar a intensidade da aula na escolha das músicas e ao aluno saber se consegue acompanhar o ritmo dele”, diz a instrutora. 

Os estilos de danças são vários e ela pode ser praticada em todas as idades e todos os dias, na intensidade mais confortável para o aluno que está realizando a atividade. Entre os pontos importantes para a prática, estar atento a como o seu corpo responde ao estímulo e respeitar o cansaço e beber muita água, além de fazer pequenas pausas de descanso. 

“Eu sempre sugiro aos meus alunos que façam também atividades de fortalecimento muscular para que minimizem os impactos de saltos e agachamentos nas aulas.A dança é uma modalidade onde a diversão impera. Uma dica boa que eu sempre dou é: vá com a mente aberta para se divertir e deixe os julgamentos de lado! O bem-estar é garantido”, finaliza Ana.

 Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile