conecte-se conosco

Brasileirão

Série D: River (PI) e São Raimundo (RR) se reencontram após 0 a 0

Galo Carijó e Mundão fazem confronto direto pelo G-4 do grupo 2

Foto: Victor Costa/River AC/Direitos Reservados

Três dias após empatarem sem gols em Boa Vista, River (PI) e São Raimundo (RR) estarão novamente frente a frente, agora no estádio Governador Alberto Tavares Silva, o Albertão, em Teresina. Galo Carijó e Mundão jogam às 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (21), pela oitava rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, com transmissão ao vivo da TV Brasil.

O duelo é um confronto direto na zona de classificação do grupo 2. O River é o terceiro colocado, com os mesmos 11 pontos do Juventude Samas (MA), que tem vantagem pelo melhor saldo de gols (sete a um). O São Raimundo, com nove pontos, está uma posição atrás do time piauiense. A pontuação é a mesma de Moto Club (MA) e Baré (RR), superados pela equipe de Roraima também pelo saldo.

No Galo, o técnico Flávio Araújo tem problemas na escalação. Dois jogadores (cujos nomes não foram divulgados) que testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19) em rodadas anteriores seguem fora, em respeito ao protocolo de saúde. Os zagueiros Leone e Darlan (que deixaram o jogo em Boa Vista com dores) e o lateral Igor Tavares (que sofreu um forte choque de cabeça com o meia Emerson, do São Raimundo) são dúvidas. Já o volante Guto e o meia João Gabriel, que cumpriram suspensão, estão novamente à disposição.

“Os jogadores do River conhecem as características do São Raimundo e vice-versa. Temos que nos impor, ter saída de jogo, transição rápida, construção e criação. O time deles é a melhor defesa do grupo e da competição. Tomaram apenas quatro gols. Isso vai exigir muito de nós. Sabemos que é pedreira, mas estamos preparados”, garante o treinador, que deve escalar o River assim: Vinícius; Edy, Leone (Lucas Bahia), Darlan (Giovani) e Igor Tavares (Daniel Bagaceira); Guto, Ronald, Diego Aragão e João Gabriel; Max e Érico Júnior.

Pelos lados do Mundão, o volante Nilsão ainda retoma a forma física após se recuperar de uma lesão no joelho. Por sua vez, o técnico Chiquinho Viana volta ao banco de reservas (ele foi expulso no empate por 1 a 1 com o Moto Club, há uma semana). A expectativa é que o treinador repita a equipe que foi a campo no último domingo (18): Diego; Alexsandro, Vera Cruz, Hícaro e Maia; Juca, Belão, Ygor e Emerson; Marcos Felipe e Raí.

Estaduais em vista

Além de estarem no G-4, River e São Raimundo viveram roteiros semelhantes antes de iniciarem a jornada na Série D. A competição nacional foi a primeira de ambos os clubes desde a retomada do futebol. Ao contrário de outros pelo país, os estaduais de Piauí e Roraima ainda não recomeçaram, após serem paralisados em março por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) e os clubes da primeira divisão do Campeonato Piauiense decidiram, na última terça-feira (20), pelo reinício da competição, em 11 de novembro, com o duelo entre River e Piauí. O torneio foi paralisado na 10ª rodada. O Galo Carijó, sexto colocado entre oito participantes, tem dois jogos a menos, pois dividiu o calendário do primeiro semestre com a Copa do Nordeste.

O Campeonato Roraimense retorna no próximo dia 28 com dois jogos, entre eles São Raimundo e Atlético (RR). O estado foi o último a anunciar a interrupção da competição por conta da pandemia, em 20 de março. O Mundão só fez duas partidas (uma vitória e um empate) e tem mais duas pela frente até o fim do primeiro turno. O Pássaro Azul, como o time também é conhecido, está em segundo, entre cinco clubes.

A conclusão do torneio depende de dois casos que serão analisados pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) local. Em um deles, o Rio Negro quer a anulação do duelo contra o GAS, pois os jogadores do clube deixaram o gramado após tumulto com policiais. Em outro, o Baré (outro representante de Roraima na Série D) se recusou a enfrentar o São Raimundo em repúdio à manutenção das partidas do Estadual na pandemia, antes de ele ser interrompido.

Regulamento

A primeira fase da edição 2020 da Série D reúne 64 clubes, abrange os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Sob critérios regionais, as equipes foram divididas em oito grupos com oito times em cada. Os quatro melhores de cada chave avançam ao mata-mata. Os quatro classificados para a semifinal ganham o direito de disputar a Série C em 2021.

Confira a classificação da Série D do Campeonato Brasileiro.

Por: Lincoln Chaves/Agência Brasil

Brasileirão

São Paulo e Athletico-PR garantem permanência na Série A do Brasileiro

O São Paulo subiu para 48 pontos, provisoriamente na 12ª posição, abrindo cinco pontos para o Z4, a uma rodada do fim

Publicado

on

Fernando Alves/EC Juventude

As torcidas de São Paulo e Athletico-PR, enfim, respiram aliviadas. A vitória do Tricolor sobre o Juventude, por 3 a 1, e o empate sem gols do Furacão com o Palmeiras garantiram, nesta segunda-feira (6), a permanência de paulistas e paranaenses na Série A do Campeonato Brasileiro.

No Morumbi, aos quatro minutos do primeiro tempo, Emiliano Rigoni cruzou pela direita e o também atacante Luciano, de cabeça, abriu o placar. Aos 42, Luciano desviou a cobrança de escanteio do lateral Reinaldo e o goleiro Douglas Friedrich deu rebote, que o atacante Jonathan Calleri aproveitou para ampliar.

Os gaúchos pressionaram na etapa final e descontaram aos 17 minutos. O lateral Michel Macedo cruzou rasteiro pela direita e o atacante Sorriso completou para as redes. Três minutos depois, porém, Miranda lançou a bola na área, Luciano apareceu às costas do também zagueiro Rafael Foster e finalizou na saída de Douglas Friedrich, garantindo a vitória tricolor.

O São Paulo subiu para 48 pontos, provisoriamente na 12ª posição, abrindo cinco pontos para o Z4, a uma rodada do fim. O Juventude, por enquanto em 16º, pode terminar a rodada na zona de rebaixamento se o Dourado pontuar contra o Fortaleza, em partida que iniciou às 20h (horário de Brasília) desta segunda.

Empate na Arena
Na Arena da Baixada, em Curitiba, mesmo recheado de meninos do sub-20, o Palmeiras assustou o Athletico-PR. Aos 20 minutos, o lateral Gabriel Garcia cruzou pela esquerda e o atacante Vitinho cabeceou na trave esquerda. Aos 34, o árbitro de vídeo (VAR) verificou um possível pênalti de Thiago Heleno, por mão na bola na área, mas as imagens mostraram, na origem do lance, uma falta de Vitinho no também zagueiro Pedro Henrique, que foi marcada.

Antes do intervalo, o Furacão pressionou e teria aberto o placar com o atacante Pedro Rocha e o meia Canesin, não fossem duas boas defesas do goleiro Vinícius. No segundo tempo, o time da casa seguiu em cima e teve várias chances de sair na frente, mas pecou na pontaria. Quando a bola foi em direção ao gol, Vinícius salvou uma cabeçada de Bissoli e o zagueiro Michel evitou – quase na linha – o que seria um golaço do também atacante Nikão.

O empate levou os paranaenses, que ocupam neste momento o 13º lugar, aos 46 pontos, o que os impede de serem alcançados pelas equipes que figuram no Z4. O Palmeiras, com 63 pontos, não perde mais a terceira posição.

A última rodada do Brasileiro será nesta quinta-feira (9), com todos os jogos iniciando às 21h30. O Juventude encara o Corinthians no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS) e tem de ganhar se quiser evitar a queda à Série B. O Palmeiras enfrenta o Ceará na Arena Barueri, na grande São Paulo. O São Paulo visita o América-MG no Independência, em Belo Horizonte, enquanto o Athletico pega o Sport na Arena Pernambuco.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Brasileirão

Rogério Ceni: “A torcida flamenguista amanhece mais alegre”

Técnico desconversa sobre o futuro após a conquista do Brasileiro

Publicado

on

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Após garantir o título do Campeonato Brasileiro, na noite da última quinta-feira (25), mesmo com derrota de 2 a 1 para o São Paulo no estádio do Morumbi, o técnico Rogério Ceni afirmou que a conquista é motivo de alegria para a torcida da equipe carioca em todo o Brasil.

“Devido a tudo o que aconteceu no Brasil e no Mundo [em referência à pandemia do novo coronavírus], acho que a torcida flamenguista no Brasil como um todo, mas no Rio de Janeiro em especial, amanhece muito mais alegre, muito mais feliz”, declarou o treinador em entrevista coletiva após a partida.

Ao ser questionado sobre o sentimento em garantir a conquista do Brasileiro justamente no estádio do Morumbi, onde atuou por longos anos defendendo o São Paulo, Ceni afirmou que era um feito especial: “Comecei a minha carreira como atleta aqui. Fiquei durante 25 anos nesse clube, tenho o maior respeito e o maior carinho pelo São Paulo. É uma história que não vai se apagar nunca. Foi a primeira parte da minha vida, como atleta, vivida aqui, e sou eternamente grato. E agora, na segunda parte da minha vida, começando aqui no São Paulo como treinador, e indo para o Fortaleza, tenho esse presente que é ganhar um Campeonato Brasileiro rubro-negro. Colocar uma estrela no peito das cores vermelha e preta do Flamengo”.

Mesmo em meio a tanta festa, o treinador foi questionado sobre os rumores de que poderia deixar o Flamengo na próxima temporada. Mas ele desconversou, afirmando que o principal agora era “desfrutar ao máximo o momento”.

“Com quatro anos de carreira, ser campeão pelo Flamengo é algo fantástico. Então quero aproveitar o momento. Não tem proposta, absolutamente nada. Sigo extremamente focado no meu trabalho”, afirmou.

Por fim ele falou que compreende as críticas que recebe de parte da torcida, pelo fato de o time não apresentar o mesmo futebol da equipe dirigida pelo técnico português Jorge Jesus em 2019.

“Entendo as críticas. O Flamengo vem de um ano de 2019 extremamente vencedor, que nunca havia existido na história do clube. Entendo sempre as comparações, as críticas fazem parte do trabalho, mas espero que vocês [torcedores] entendam que, apesar de ter jogado a vida inteira no São Paulo, sempre fui o melhor cara que eu pude ser todos os dias. E em cada lugar no qual trabalhar, buscarei ser o melhor cara que posso ser todos os dias. Então fiz o meu melhor, desde que assumi o Flamengo”, concluiu Rogério Ceni.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Brasileirão

São Paulo garante vaga na fase de grupos da Libertadores

Fluminense ainda torce por vitória do Palmeiras na Copa do Brasil

Publicado

on

Foto: Rubens Chiri/saopaulofcnet

A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada na última quinta-feira (25) a partir das 21h30 (horário de Brasília), não foi apenas de definição do novo campeão brasileiro, mas também dos classificados para a próxima edição da Taça Libertadores da América.

A noite começou com Flamengo, Internacional, Atlético-MG e Palmeiras (por causa do título continental recém conquistado) já classificados para a fase de grupos da competição continental. A quarta vaga direta via Brasileiro foi para o São Paulo, que superou o campeão Flamengo por 2 a 1 na noite desta quinta-feira no estádio do Morumbi. Assim, alcançou os 66 pontos e ficou com a quarta posição.

Já o Fluminense, que superou o Fortaleza por 2 a 0 no estádio do Maracanã, ficou na quinta posição com 64 pontos, ficando com vaga na Pré-Libertadores, que pode virar vaga na fase de grupos caso o Palmeiras conquiste o título da Copa do Brasil diante do Grêmio.

Outro time na fase prévia da Libertadores é o Grêmio, que, após a derrota de 1 a 0 para o Bragantino, terminou na sexta posição com 59 pontos.

A última vaga na Pré-Libertadores ficou com o Santos, que terminou a competição na oitava posição. Na última rodada, sem nada mais a buscar, o time da Vila Belmiro entrou em campo com uma equipe reserva e perdeu de 2 a 0 para o Bahia.

Veja a classificação da Série A do Brasileiro.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama