Mundo

Estado na Índia é atingido por 61 mil raios em duas horas; 12 pessoas morreram

Governo do estado de Odisha anunciou compensação de R$ 23,8 mil para cada uma das famílias que perderam parentes

Publicado

on

Foto: Reprodução

Uma onda de raios sem precedentes atinge o estado de Odisha, na Índia, e deixa um saldo de 12 mortos e 12 feridos. Esse é o cenário de caos e destruição que se formou em apenas duas horas no último sábado (2), quando mais de 60 mil raios iluminaram o céu e atingiram a terra.

Segundo a Autoridade de Gestão de Desastres do Estado de Odisha, a maioria dos raios foram do tipo nuvem-nuvem, que ocorrem entre duas ou mais nuvens separadas, mas cerca de 25 mil foram do tipo nuvem-solo, que são descargas rápidas de carga elétrica para a terra. Esses raios foram os responsáveis pelas mortes de 12 pessoas e oito bovinos, além dos ferimentos em outras 12 pessoas.

A capital Bhubaneswar foi uma das áreas mais afetadas pelos raios, que vieram acompanhados de fortes trovoadas. O Departamento de Meteorologia da Índia (IMD) alertou que as condições climáticas extremas devem continuar até quinta-feira (7), devido a uma circulação ciclônica ativa sobre a Baía de Bengala, que deverá se intensificar em uma área de baixa pressão nas próximas 24 horas.

Os raios são bastante comuns na parte oriental da Índia durante a estação das monções, mas o elevado número de relâmpagos em um único dia não tem precedentes. Segundo o IMD, esse fenômeno pode estar relacionado às mudanças climáticas, que aumentam a temperatura e a umidade do ar, favorecendo a formação de nuvens carregadas.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile