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Frear perto não resolve: radar de velocidade média monitora todo o trajeto

Novos radares de velocidade média monitoram todo o percurso, tornando inútil a tentativa de frear antes do equipamento

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Saiba como a tecnologia está ajudando a reduzir acidentes e salvar vidas

A utilização de radares que calculam a velocidade média entre dois pontos está se expandindo gradativamente no Brasil, tecnologia que já é comum em países como a Itália. Esta inovação começou a ser implementada na BR-050, em Uberaba (MG), a partir da segunda-feira (14), com dois novos equipamentos localizados nos quilômetros 171 e 182 da via. O monitoramento abrange um trecho de 11 km, com limite de velocidade de 80 km/h.

Até o momento, a implementação é experimental, conforme anunciado pela concessionária Eco050, responsável pela rodovia. Isso significa que, por enquanto, os motoristas que ultrapassarem a velocidade permitida não serão multados, mas a intenção é sensibilizar o público sobre a importância de respeitar os limites de velocidade.

Como Funciona o Radar de Velocidade Média?

Diferente dos radares fixos tradicionais, que registram a velocidade do veículo no momento em que ele passa, o radar de velocidade média calcula o tempo que o motorista leva para percorrer o trecho entre dois pontos. Com isso, a velocidade média do trajeto é calculada, permitindo que o sistema identifique condutores que trafegam em velocidades excessivas, mesmo que reduzam a velocidade antes de passar pelos radares.

Esse tipo de radar visa corrigir comportamentos como o de motoristas que aceleram até o radar e, em seguida, freiam para evitar a infração. Agora, a velocidade é monitorada ao longo de toda a extensão entre os dois pontos, e a infração ocorre quando o tempo de percurso é inferior ao estabelecido para uma velocidade segura.

Pesquisas indicam que radares de velocidade média têm contribuído significativamente para a redução de acidentes fatais, com uma diminuição de até 50% nas mortes em rodovias monitoradas por essa tecnologia.

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