Televisão

Globo é condenada a pagar multa milionária a ex-apresentador do ‘Encontro’

Com a condenação, a emissora dos Marinho terá que desembolsar uma valor astronômico ao ex-contratado

Publicado

on

Foto: Reprodução

A Rede Globo, conhecida por suas conquistas expressivas em termos de audiência, enfrentou recentemente uma derrota significativa nos tribunais. Processada por um ex-apresentador do programa “Encontro”, que buscou o reconhecimento de vínculo empregatício, a emissora acabou sofrendo as consequências e foi condenada a pagar uma multa milionária. Além disso, a emissora foi acusada de fraude.

Lair Rennó, que dividiu a apresentação do programa com Fátima Bernardes, não hesitou em reivindicar seus direitos após ser demitido. Além de buscar o reajuste salarial como apresentador do “Encontro”, cargo que ocupou por seis anos, o jornalista acusou a emissora de sonegação ao relatar prejuízos decorrentes da mudança de seu contrato. Vale ressaltar que ele deixou de ter seu vínculo formalizado e passou a trabalhar como Pessoa Jurídica.

Na sentença proferida por Adriano Marcos Soriano Lopes, o pedido de Lair Rennó foi acolhido e a Rede Globo foi condenada a pagar a expressiva quantia de R$9 milhões ao ex-contratado. O magistrado declarou que a atuação de Lair Rennó como pessoa jurídica em prol da Rede Globo “constituiu apenas uma tentativa de fraudar a relação de trabalho por meio da pejotização” (art. 9º da CLT), conforme trecho do processo divulgado pelo portal NaTelinha.

Além disso, o juiz afirmou que a emissora agiu de forma fraudulenta. “No entanto, a prestação de serviços do apresentador Lair Rennó, como pessoa jurídica em prol da Rede Globo, ‘constituiu intuito apenas de fraudar a relação de trabalho por meio da pejotização’ (art. 9º da CLT) […] Declaro o vínculo de emprego entre a parte autora e a parte ré no período de 01/04/2014 a 31/01/2020”, ressaltou o magistrado, reconhecendo a unicidade contratual no período de 28/07/2003 a 18/04/2020.

Lair Rennó, pouco tempo após seu desligamento da emissora, falou abertamente sobre sua saída após mais de duas décadas de trabalho. “Já era minha vontade buscar novos caminhos e desafios para a minha carreira… Na Globo, construí vinte anos de história nas bancadas de Minas, na GloboNews e no ‘Encontro’. Novos ciclos se formarão. Embora a despedida seja dolorosa, as janelas de oportunidades surgem justamente nessa etapa”, afirmou o jornalista.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile