Dia Nacional do Turismo é comemorado nesta segunda-feira (8), data criada em 2012 para conscientizar a população e impulsionar as atividades nacionais do setor. O Governo do Distrito Federal (GDF) investirá R$ 100 milhões em 2023, beneficiando mais de 50 segmentos turísticos para incentivar o turismo local.
Cristiano Araújo, secretário do Turismo, afirma que o turismo gera bens e serviços de valores culturais, econômicos e sociais incalculáveis e tem se tornado uma das prioridades do GDF, que busca soluções para atrair cada vez mais turistas para a capital brasileira.
Brasília está entre os principais destinos turísticos de brasileiros e estrangeiros, sendo o terceiro polo gastronômico do país e estando entre as cinco cidades brasileiras com maior visitação náutica, além de ter mais de 400 hotéis.
A cidade está estruturada para receber turistas de negócios ou eventos, oferecendo equipamentos e serviços turísticos de alto padrão de qualidade e atraindo festivais, congressos e feiras de empreendedorismo.
A Secretaria de Relações Internacionais, juntamente com outras áreas do GDF, busca aumentar as exportações, trazer mais turistas e movimentar a cadeia produtiva das cidades.
Brasília permanece na lista das cidades com potencial para receber grandes eventos esportivos, com destaque para a Liga das Nações de Vôlei Feminino e a candidatura para receber os Jogos da Juventude em 2025.
Além disso, o número de passageiros que passaram pelo Aeroporto Internacional de Brasília cresceu 11% no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A cidade também conta com cinco centros de apoio ao turista para atender os visitantes, que fornecem informações sobre produtos e serviços turísticos gratuitamente.