A histórica igreja católica Maria Lanakila, em Maui, Havaí, permaneceu intacta apesar do grande incêndio que destruiu praticamente toda a ilha. Segundo a imprensa local, os moradores consideram que isso foi “um milagre”.
A igreja, fundada em 1846 pelo padre Aubert Bouillon da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, é uma das mais antigas e tradicionais da ilha. Ela foi dedicada à Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Vitória.
O incêndio em Maui, provocado pelos fortes ventos do furacão Dora, começou no dia 8 de agosto e rapidamente se alastrou pela cidade de Lahaina, deixando um rastro de cinzas e destruição. Pelo menos 106 pessoas morreram por causa das chamas.
A igreja Maria Lanakila fica a apenas um quarteirão da rua Front, onde ficam as lojas e restaurantes frequentados pelos turistas. As fotos mostram que as palmeiras ao lado da igreja ficaram carbonizadas, mas a estrutura da igreja parece ter sofrido apenas alguns danos no telhado.
“Para nós, é como um milagre”, disse o monsenhor Terrence Watanabe ao jornal Honolulu Star-Advertiser. “Quando vimos as notícias e vimos o campanário da igreja se erguer acima da cidade, foi uma grande visão”.
A igreja serve entre 700 e 800 famílias na ilha. O padre Kuriakose Nadooparambil, pároco da igreja, e um padre visitante estão a salvo, assim como três irmãs da congregação Missionários da Fé que trabalham na paróquia e todos os funcionários leigos da escola e da paróquia. No entanto, pelo menos cinco deles perderam suas casas no incêndio.
O padre Robert Ni Ni, vigário paroquial da igreja e da vizinha paróquia de Santa Rita em Haiku, disse que tinha ouvido relatos conflitantes sobre o destino da igreja. Ele disse que seria um “milagre” se a igreja sobrevivesse.
O destino da igreja Maria Lanakila foi por vários dias objeto de boato. O jornal Honolulu Star-Advertiser chegou a noticiar que a igreja tinha sido consumida pelo fogo. Outra fonte de notícias informou que a igreja ainda estava de pé1. O jornal corrigiu sua reportagem no dia 11 de agosto com uma matéria que confirmava que a igreja estava intacta.
Ninguém da igreja pôde visitar o local porque a área está fechada por tempo indeterminado enquanto a busca por vítimas continua. O monsenhor Watanabe disse que eles não saberão a extensão dos danos até que seja feita uma avaliação por profissionais.
A igreja Maria Lanakila se tornou um símbolo de esperança para os habitantes de Maui, que enfrentam uma das maiores tragédias da história do estado. A fé e a solidariedade são as armas para superar esse momento difícil.