Uma cena inusitada marcou o início da procissão do padroeiro de Cuiabá (MT), Senhor Bom Jesus, na tarde desta segunda-feira (01). Uma réplica da imagem do santo, avaliada em 40 mil reais, caiu do andor que era carregado por quatro fiéis, após um deles tropeçar no chão. O acidente ocorreu na Catedral Basílica de Cuiabá, durante a primeira missa do ano.
A imagem, que mede cerca de 1,5 metro e pesa aproximadamente 80 quilos, foi esculpida em madeira maciça de cedro e reforçada com barras de ferro, por um artesão de Minas Gerais, em 2016. Ela substitui a escultura original, que data de 1729 e está guardada em um local seguro.
Segundo a Arquidiocese de Cuiabá, a réplica não sofreu danos irreparáveis e será restaurada pelo padre Deusdédit Monge, o cura da catedral. O chanceler da Arquidiocese, padre Luilson Sávio, afirmou que o incidente deve ser visto com olhos espirituais, como uma forma de fortalecer a fé dos devotos.
O Senhor Bom Jesus de Cuiabá é o padroeiro da capital mato-grossense desde 1780, quando foi escolhido pelos moradores da região. A procissão em sua homenagem é realizada todos os anos, no dia 1º de janeiro, reunindo milhares de fiéis.