Um youtuber que derrubou propositalmente seu avião para fazer um vídeo viral e depois mentiu para as autoridades norte-americanas foi condenado a seis meses de prisão. Trevor Jacob, de 30 anos, ex-snowboarder olímpico, admitiu que planejou o acidente como parte de um acordo de patrocínio de produto com uma empresa de carteiras.
Jacob decolou de Santa Bárbara, na Califórnia, em novembro de 2021, em um voo solo com câmeras instaladas em seu avião. Ele também levou um pára-quedas e um bastão de selfie. Durante o voo, ele se ejetou da aeronave e filmou sua queda de pára-quedas, enquanto o avião despencava e se chocava contra o solo na Floresta Nacional Los Padres.
Ele postou o vídeo no YouTube em dezembro de 2021, com o título “Eu destruí meu avião”, sugerindo que foi um acidente. O vídeo teve quase 3 milhões de visualizações antes de ser removido. No entanto, alguns espectadores desconfiaram da veracidade do acidente, pois Jacob já estava usando um pára-quedas e não tentou salvar o avião.
Jacob também relatou o acidente ao Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB), que é responsável pela preservação dos destroços. Ele disse que não sabia onde o avião havia caído, mas na verdade ele voltou ao local de helicóptero para recuperar e destruir as evidências.
Em abril de 2023, Jacob se declarou culpado de uma acusação de crime de destruição e ocultação com a intenção de obstruir uma investigação federal. Ele disse que fez o vídeo para gerar publicidade e ganhos financeiros para si mesmo. Os promotores federais na Califórnia disseram que este tipo de conduta “temerária” não pode ser tolerada e condenaram Jacob a seis meses de prisão nesta segunda-feira (4).
Em um comunicado, Jacob disse que “esta experiência foi muito humilhante” e que a condenação foi a “decisão certa”. Ele pediu desculpas por suas ações e disse que espera “crescer e aprender com isso”.