Uma forte onda de calor atinge nove estados brasileiros e coloca em risco a saúde da população. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, que significa “grande perigo”, para Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. As temperaturas podem ficar até 5 °C acima da média para o mês de setembro nessas regiões.
O fenômeno climático ocorre na semana que marca a transição entre o inverno e a primavera, que começa neste sábado (23/9). Segundo o Inmet, a onda de calor é causada pelo fenômeno El Niño e pelo aquecimento global, que aumenta a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Além do calor, o Inmet também alertou para a baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e o Distrito Federal. A umidade deve ficar entre 20% e 12% nesses estados, bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 50% e 60%. A baixa umidade pode causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e na pele, e aumentar o risco de incêndios florestais.