Nesta sexta-feira (28), Institutos Federais (IFs) de todo o país realizaram um ato simbólico em comemoração ao Dia Mundial da Educação. Organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a ação visou promover a cultura de paz nas instituições de ensino e na sociedade em geral. Estudantes, professores e servidores dos IFs, bem como membros da comunidade em geral, participaram do abraço simultâneo pela paz. O evento contou com a presença de mais de 600 campi de 41 instituições em todo o país.
No Distrito Federal, o Instituto Federal de Brasília (IFB) promoveu o ato em seus oito campi como um posicionamento contra a violência no ambiente escolar. A reitora do IFB, Luciana Massukado, ressaltou a importância de se trabalhar a cultura da paz no respeito às diferenças para melhorar as relações humanas. A diretora do Campus Brasília, Patrícia Albuquerque de Lima, afirmou que a instituição de ensino é responsável por cultivar o respeito à diversidade e devolver à sociedade tudo o que recebe dela.
A ação também teve a adesão de estudantes, como Nicole Cristina e Jhone Soares Costa, que destacaram a importância de resgatar a paz e se conectar com os outros. A professora de licenciatura em dança Juliana Passos mobilizou seus alunos para participar da dinâmica coletiva. Para o diretor-geral do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, Francisco Gumes, o evento tem um efeito multiplicador na sociedade, sensibilizando alunos, servidores administrativos, docentes e colaboradores terceirizados a assumirem a responsabilidade pela manutenção da cultura de paz.
A iniciativa dos IFs para promover a cultura de paz nas instituições de ensino é uma resposta à violência que vem sendo vivida recentemente no ambiente escolar no Brasil. Nesse sentido, a cartilha online Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar, divulgada pelo Ministério da Educação na semana passada, é um passo importante para o trabalho do grupo interministerial coordenado pelo MEC para tratar da violência nas escolas.