conecte-se conosco

Cursos e Vagas

Interessados têm até esta sexta-feira (8) para se inscrever em cursos do IFB

Os cursos serão ministrados nos campi de Planaltina, São Sebastião, e Gama de forma remota durante o 1º semestre

cursos IFB
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

As inscrições para as vagas em cursos ofertados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) se encerram nesta sexta-feira (8). Para realizar as inscrições os interessados devem acessar o site e fazer o cadastro.

Ao todo, são 270 vagas divididas em três campi: Planaltina, São Sebastião e Gama. As vagas são para cursos de extensão e de formação inicial continuada para o ano letivo de 2021. Devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas do primeiro semestre serão à distância, confirma o órgão.

Todos os cursos serão gratuitos. Entre eles estão: humanidades e linguagem para o Enem, matemática, geometria plana, aquicultura, libras, entre outros.

Campus Planaltina

De acordo com o IFB, o Campus Planaltina oferta mais de 150 vagas para cursos de extensão com início em janeiro de 2021. Confira em cada edital os pré-requisitos para participar. A seleção será por sorteio. E os cursos serão ofertados pela plataforma Google ClassRoom. Confira abaixo a relação de cursos e o edital de cada um deles.

Edital 34/2020 – Humanidades e Linguagem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Edital 36/2020 – Matemática: Fortalecimento da Base

Edital 37/2020 – Matemática: Geometria Plana e Espacial

Edital 38/2020 – Basquetebol

Edital 39/2020 – Autocuidado em Saúde: Alimentação e Atividade Física

Edital 40/2020 – Aquicultura Básica

Campus São Sebastião

O campus de São Sebastião vai ofertar novos cursos de Formação Inicial e Continuada. As inscrições começam às 8h do dia 4 de janeiro e terminam às 23h59 do dia 8. De acordo com o site, o critério de seleção será a ordem de envio do formulário com documentação completa. Confira abaixo o número de vagas e os cursos ofertados no campus.

30 vagas – Introdução à Gestão de Projetos Socioambientais – 120h

40 vagas – Subjetividade, Tecnologia e Trabalho no século XXI – 60h

Gama

25 vagas – Técnico em Administração – Noturno – inscrições aceitar até acabarem as vagas

1 vaga – Técnico em Logística – Vespertino

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos e Vagas

Vagas abertas para os CIL’s; veja como realizar a inscrição

Os interessados têm até o dia 3 de fevereiro para realizar a inscrição e concorrer a uma das vagas

Publicado

on

vagas abertas CIL's DF
Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

As inscrições para vagas nos Centros Interescolares de Línguas (CIL’s) do DF estão abertas a partir desta terça-feira (12). Inicialmente, as vagas estão destinadas a estudantes da rede de ensino pública. Dentre as opções, estão: Inglês, Espanhol, Francês e Japonês.

As vagas são referentes ao primeiro semestre de 2021 e os interessados têm até o dia 3 de fevereiro para realizar as inscrições. O link para acesso será disponibilizado diretamente no site da Secretaria de Educação do DF. Os estudantes poderão se candidatar entre os 17 CIL’s espalhados pelo DF. Cada aluno poderá se inscrever em até quatro opções de CIL e de língua estrangeira, de acordo com a oferta disponibilizada.

“Neste primeiro momento, poderão se cadastrar apenas alunos matriculados em escolas da SEEDF, que irão cursar, no ano letivo de 2021, séries a partir do 6º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do segundo e terceiro segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudante deve escolher o curso e a turma no turno contrário ao da matrícula na unidade escolar de origem”, afirma nota divulgada pela pasta.

O critério de seleção será por meio de sorteio eletrônico e tanto a primeira quanto a segunda chamada serão publicadas em fevereiro. O período e as orientações para a efetivação de matrículas serão divulgados no site da Secretaria.

Inscrições para a comunidade

Casa haja vagas remanescentes entre todas ofertadas, a Secretaria de Educação vai abrir para que sejam preenchidas pela comunidade. As inscrições para alunos que já se formaram provavelmente terão início em março, entre os dias 4 e 8.

Assim como acontecerá com as vagas para os estudantes da rede pública de ensino, o critério para selecionar estudantes da comunidade será por meio de sorteio eletrônico, com resultado divulgado no site da pasta. O período e as orientações para a efetivação de matrículas também serão divulgados no site.

Continue lendo

Cursos e Vagas

Começa terça-feira o período de inscrições nas escolas técnicas do DF, confira os cursos

O resultado tem previsão de ser disponibilizado no dia 21 de janeiro, às 18h no site da Secretaria de Educação

Publicado

on

vagas escolas técnicas DF
Foto: Secretaria de Educação/Divulgação

Começa nesta quarta-feira (6) o prazo de inscrições para os Cursos Técnicos de Nível Médio e de Formação Inicial e Continuada (FIC) das Escolas Técnicas do DF. As unidades estão sob supervisão da Secretaria de Educação. Devido a pandemia do novo coronavírus, as inscrições poderão ser realizadas apenas de forma online, no site da pasta. O critério de seleção dos alunos será por sorteio eletrônico.

Cada unidade lançou um edital de acordo com o número de vagas e disponibilidade de cursos. Clique aqui para acessar a página com os editais e as respectivas vagas. Os cursos vão desde Saúde, Educação, Informática, Computação Gráfica, até Telecomunicação, Eletrotécnica, Administração, entre vários outros.

De acordo com a Secretaria de Educação, as vagas para as escolas técnicas do DF são destinadas a toda a comunidade. Tanto para alunos do ensino médio quanto para quem já concluiu os estudos e deseja se inserir no mercado de trabalho.

As vagas e os cursos estão distribuídos nas Escolas Técnicas de Ceilândia (ETC), de Planaltina (ETP), de Brasília (ETB-Taguatinga) e também na mais nova Escola Técnica da SEEDF, a de Brazlândia (ET-Brazlândia); Escola de Música de Brasília (EMB); Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul (CESAS); Centro de Educação Profissional Articulado do Guará (CEPAG); Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (CEJAEP).

A previsão é que o resultado do sorteio seja divulgado no dia 21 de janeiro, após as 18h, no site da pasta. Os alunos que não conseguirem vaga no primeiro semestre poderão tentar novamente quando novas vagas surgirem nas respectivas unidades.

Como se inscrever

Para se inscrever os alunos devem acessar o site da Secretaria de Educação entre 6 e 20 de janeiro. É recomendável ler o edital com antecedência para estar ciente de todas as condições.

As inscrições são para alunos que tenham concluído o ensino médio até este ano e apresentarem histórico escolar ou declaração de escolaridade.

*Com informações da Secretaria de Educação

Continue lendo

Cursos e Vagas

Escola Técnica de Brazlândia oferta mais de 300 vagas, veja quais cursos

Os interessados têm de 6 a 20 de janeiro para realizar a inscrição pelo site da Secretaria de Educação

Publicado

on

Escola Técnica de Brazlândia
Foto: Divulgação / Escola Técnica de Brazlândia

A recém-finalizada Escola Técnica de Brazlândia está com vagas abertas. Ao todo, a unidade vai ofertar 340 vagas para cursos técnicos em enfermagem e informática. Além de formação inicial e continuada para cuidador infantil e operador de computador.

O edital lançado pela instituição já pode ser acessar neste link. As inscrições vão de 6 a 20 de janeiro. Podem se inscrever nos cursos estudantes do ensino médio e o critério para seleção será por meio de sorteio.

De acordo com o edital, 20% das vagas são reservadas para candidatos com deficiência ou transtorno do espectro autista comprovado por laudo médico. Para isso, os responsáveis devem apontar, no ato da inscrição, a condição do aluno. A construção do prédio da Escola Técnica de Brazlândia gerou cerca de 200 empregos diretos e indiretos e o GDF investiu R$ 14 milhões.

A entrega da Escola Técnica de Brazlândia ajudará também na execução do Novo Ensino Médio no DF. Visto que a partir deste ano, algumas escolas-piloto vão mudar a grade curricular e passar a ser dividida em semestres, com os alunos podendo escolher as disciplinas que vão cursas. É o que conta o secretário de Educação, Leandro Cruz.

“É também um importante reforço para o Novo Ensino Médio, que inclui a qualificação de nível técnico entre as opções que os estudantes terão na carga horária de livre escolha. É mais um instrumento para virarmos o jogo na educação”, afirma Cruz.

A Escola

De acordo com a Secretaria de Educação, o prédio foi construído seguindo diretrizes do FNDE e vai contar com diversas salas de aula e laboratórios.

“O terreno possui 12 mil metros quadrados, com uma área de 5.577,39 metros quadrados de construção. O modelo segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem capacidade para atender cerca de dois mil alunos. São doze salas de aula, oito laboratórios, biblioteca, auditório, teatro, arena, refeitório, área de convivência e administrativa, cozinha e quadra poliesportiva coberta”, diz trecho do comunicado.

Como se inscrever

Para se inscrever os alunos devem acessar o site da Secretaria de Educação entre 6 e 20 de janeiro. É recomendável ler o edital com antecedência para estar ciente de todas as condições.

As inscrições são para alunos que tenham concluído o ensino médio até este ano e apresentarem histórico escolar ou declaração de escolaridade. Veja abaixo a relação de vagas.

Continue lendo

Popular