Israel afirmou nesta quarta-feira (11) que há cidadãos brasileiros entre as 150 pessoas que foram sequestradas pelo grupo militante Hamas durante um festival de música na fronteira com Gaza. O Ministério da Defesa de Israel divulgou a nacionalidade dos reféns, que inclui também norte-americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, argentinos e ucranianos.
Entre os reféns está a DJ Shani Louk, que participava do Universo Paralello, um evento de música eletrônica que acontecia no sul de Israel. Outra brasileira que estava no festival, Karla Stelzer Mendes, está desaparecida desde o sábado (7), quando o Hamas invadiu o local e levou as pessoas para Gaza. O Itamaraty disse que não tem confirmação de que ela esteja entre os reféns.
Dois outros brasileiros que estavam no país, Bruna Valeanu e Ranani Glazer, foram encontrados mortos em Israel. Eles foram vítimas dos ataques com foguetes lançados pelo Hamas contra o território israelense.
A situação dos reféns tem complicado a resposta de Israel aos ataques do Hamas. Segundo fontes militares, Israel estaria planejando uma ofensiva terrestre em Gaza, mas teme pela vida dos reféns. O Hamas, por sua vez, ameaçou matar um refém para cada casa bombardeada por Israel.