O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (29) que Cuba e Venezuela cumprirão com suas dívidas perante o Brasil, pois são países confiáveis quando se trata de pagamento. Lula atribuiu o calote ao rompimento das relações diplomáticas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com os países vizinhos.
Lula também afirmou ter restabelecido o diálogo com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e ter cobrado dele o pagamento da dívida com o Brasil.
“É verdade que a Venezuela não pagou sua dívida porque o governo brasileiro fechou as portas para o país. Foram quase quatro anos sem qualquer relação. Eu conversei com Maduro recentemente e disse a ele: ‘Maduro, é necessário começar a quitar a dívida’. E ele vai pagar. Cuba vai pagar, e todos vão pagar, porque todos são bons pagadores e nunca deixaram dívidas com o Brasil”, disse Lula durante uma entrevista à Rádio Gaúcha.
Durante os mandatos do Partido dos Trabalhadores (PT) na Presidência da República, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou projetos de infraestrutura em Cuba e na Venezuela. Entretanto, esses empréstimos não foram pagos, resultando em um calote para o Brasil.
O uso do BNDES para auxiliar países “amigos” tem sido alvo de críticas por parte dos adversários do PT, que acusam o partido de financiar ditaduras na América Latina ao longo dos anos.