De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mais da metade dos brasileiros, cerca de 51,8%, planejam presentear suas mães no Dia das Mães deste ano, com uma intenção de gastos maior em comparação com 2022. O estudo foi realizado com 1.663 entrevistados em todo o país. Dos entrevistados que planejam presentear, a maioria pretende gastar entre R$50 e R$300, com uma queda de 30% dos que planejam gastar mais do que em 2022.
O setor de vestuário continua sendo o principal item para presentear, porém com um percentual menor em relação à pré-pandemia, de 57,7% contra 80%. Os presentes da área de beleza, joias e bijuterias são lembrados por cerca de 61,5% dos entrevistados. Além disso, houve redução na área de móveis, eletrodomésticos e itens digitais, que juntos somam cerca de 36,2% em comparação aos quase 73% registrados na pesquisa de 2022.
A maioria das compras deve ser feita em pequenos estabelecimentos e comércios, e de forma presencial, em lojas físicas. De acordo com o economista da ACSP, a diminuição da disposição para parcelar as compras pode estar associada ao retorno das atividades presenciais, além de indicar a menor disposição para adquirir itens mais caros, dada a situação financeira das famílias e o encarecimento do crédito.