Um incidente envolvendo doces com maconha levou dezenas de crianças de uma escola primária na Jamaica ao hospital na segunda-feira (2). A ministra da Educação, Fayval Williams, informou em sua rede social X que os alunos apresentaram sintomas como vômito e alucinação após ingerirem os doces, que tinham uma alta concentração de THC, o princípio ativo da cannabis. Ela disse que o governo está trabalhando para reforçar a segurança e a proteção das crianças contra a venda ilegal desses produtos.
Os doces, que tinham embalagens coloridas e atraentes, continham 100 miligramas de THC cada um, uma dose considerada forte até para adultos. Williams compartilhou uma foto dos doces em sua página e relatou o caso de um menino que comeu apenas um e precisou receber soro intravenoso para se recuperar. Ela afirmou que está confiante na colaboração de todos para combater esse problema.
A Jamaica legalizou o uso de até 57 gramas de maconha para fins religiosos, medicinais e científicos em 2015 e criou uma agência para regular a indústria de cannabis medicinal no país. No entanto, ainda há lacunas na legislação e na fiscalização que permitem a circulação de produtos com infusão de maconha sem controle. A Associação de Produtores e Produtores de Ganja da Jamaica defendeu um programa de educação pública para o consumo responsável por adultos e para prevenir o consumo por crianças, além de mais regulamentações sobre embalagens.