conecte-se conosco

Educação

MEC abre na próxima terça-feira (12) inscrições para o Prouni, veja como fazer

Os interessados têm até o dia 15 de janeiro, às 23h59 para realizar a inscrição

inscrições Prouni
Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) abrem na próxima terça-feira (12) e o Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de bolsas. Os inscritos podem participar da seleção para bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) em universidades particulares de todo o país.

A seleção é para ingresso já no primeiro semestre de 2021 e vai utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019. A mudança se deu por conta do atraso na aplicação do ENEM 2020, que vai ocorrer apenas neste mês, sem tempo hábil para utilizar as notas para o Prouni.

Os interessados têm de terça até sexta-feira (15), às 23h59 para realizar as inscrições. De acordo com o cronograma do MEC, o resultado em primeira chamada sai no dia 19 de janeiro, já em segunda chamada, a data provável é 1º de fevereiro.

Bolsas

Já está disponível a consulta a bolsas no site do Prouni. Para isso, basta clicar na opção “Pesquisar Bolsas”. O site dá a opção de pesquisar por nome do curso, instituição ou município. Os brasilienses podem digitar “Brasília” no campo de busca por município. Dessa forma, o site lista todos os cursos disponíveis nas cidades do Distrito Federal. Confira abaixo.

Como se inscrever?

Para participar da seleção pelo Prouni há alguns critérios pré-definidos pelo MEC em que o estudante ou professor deve se encaixar. O estudante deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino, no caso da rede privada, o estudante deve ter sido bolsista durante todo o ensino médio. Podem participar também pessoas com deficiência e professor da rede pública, na educação básica.

A inscrição no Prouni é feita exclusivamente pela internet, no site do programa. Para os candidatos sem acesso à internet, a instituição que ele deseja se aplicar a uma bolsa deverá fornecer um meio para que o interessado realize a inscrição.

“Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha”, diz trecho do site.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com o perfil.

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos e Vagas

Vagas abertas para os CIL’s; veja como realizar a inscrição

Os interessados têm até o dia 3 de fevereiro para realizar a inscrição e concorrer a uma das vagas

Publicado

on

vagas abertas CIL's DF
Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

As inscrições para vagas nos Centros Interescolares de Línguas (CIL’s) do DF estão abertas a partir desta terça-feira (12). Inicialmente, as vagas estão destinadas a estudantes da rede de ensino pública. Dentre as opções, estão: Inglês, Espanhol, Francês e Japonês.

As vagas são referentes ao primeiro semestre de 2021 e os interessados têm até o dia 3 de fevereiro para realizar as inscrições. O link para acesso será disponibilizado diretamente no site da Secretaria de Educação do DF. Os estudantes poderão se candidatar entre os 17 CIL’s espalhados pelo DF. Cada aluno poderá se inscrever em até quatro opções de CIL e de língua estrangeira, de acordo com a oferta disponibilizada.

“Neste primeiro momento, poderão se cadastrar apenas alunos matriculados em escolas da SEEDF, que irão cursar, no ano letivo de 2021, séries a partir do 6º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do segundo e terceiro segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudante deve escolher o curso e a turma no turno contrário ao da matrícula na unidade escolar de origem”, afirma nota divulgada pela pasta.

O critério de seleção será por meio de sorteio eletrônico e tanto a primeira quanto a segunda chamada serão publicadas em fevereiro. O período e as orientações para a efetivação de matrículas serão divulgados no site da Secretaria.

Inscrições para a comunidade

Casa haja vagas remanescentes entre todas ofertadas, a Secretaria de Educação vai abrir para que sejam preenchidas pela comunidade. As inscrições para alunos que já se formaram provavelmente terão início em março, entre os dias 4 e 8.

Assim como acontecerá com as vagas para os estudantes da rede pública de ensino, o critério para selecionar estudantes da comunidade será por meio de sorteio eletrônico, com resultado divulgado no site da pasta. O período e as orientações para a efetivação de matrículas também serão divulgados no site.

Continue lendo

Cursos e Vagas

Interessados têm até esta sexta-feira (8) para se inscrever em cursos do IFB

Os cursos serão ministrados nos campi de Planaltina, São Sebastião, e Gama de forma remota durante o 1º semestre

Publicado

on

cursos IFB
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

As inscrições para as vagas em cursos ofertados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) se encerram nesta sexta-feira (8). Para realizar as inscrições os interessados devem acessar o site e fazer o cadastro.

Ao todo, são 270 vagas divididas em três campi: Planaltina, São Sebastião e Gama. As vagas são para cursos de extensão e de formação inicial continuada para o ano letivo de 2021. Devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas do primeiro semestre serão à distância, confirma o órgão.

Todos os cursos serão gratuitos. Entre eles estão: humanidades e linguagem para o Enem, matemática, geometria plana, aquicultura, libras, entre outros.

Campus Planaltina

De acordo com o IFB, o Campus Planaltina oferta mais de 150 vagas para cursos de extensão com início em janeiro de 2021. Confira em cada edital os pré-requisitos para participar. A seleção será por sorteio. E os cursos serão ofertados pela plataforma Google ClassRoom. Confira abaixo a relação de cursos e o edital de cada um deles.

Edital 34/2020 – Humanidades e Linguagem para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Edital 36/2020 – Matemática: Fortalecimento da Base

Edital 37/2020 – Matemática: Geometria Plana e Espacial

Edital 38/2020 – Basquetebol

Edital 39/2020 – Autocuidado em Saúde: Alimentação e Atividade Física

Edital 40/2020 – Aquicultura Básica

Campus São Sebastião

O campus de São Sebastião vai ofertar novos cursos de Formação Inicial e Continuada. As inscrições começam às 8h do dia 4 de janeiro e terminam às 23h59 do dia 8. De acordo com o site, o critério de seleção será a ordem de envio do formulário com documentação completa. Confira abaixo o número de vagas e os cursos ofertados no campus.

30 vagas – Introdução à Gestão de Projetos Socioambientais – 120h

40 vagas – Subjetividade, Tecnologia e Trabalho no século XXI – 60h

Gama

25 vagas – Técnico em Administração – Noturno – inscrições aceitar até acabarem as vagas

1 vaga – Técnico em Logística – Vespertino

Continue lendo

Educação

Quase metade dos inscritos no ENEM acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), há 5,7 milhões de inscrições confirmadas

Publicado

on

Cartão de Confirmação de Inscrição ENEM 2020
Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já foi acessado por 47,4% dos inscritos até a noite dessa quinta-feira (7). A porcentagem representa cerca de 2,7 milhões de pessoas. O documento possui informações como horário e local de prova de cada um dos participantes.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o total de acessos ao Cartão de Confirmação deve aumentar ainda mais nos próximos dias. Isso porque as provas presenciais já estão chegando. Elas vão acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital. O órgão confirmou ainda que do total, 117.039 participantes residem no DF. Desses, 113.275 vão fazer a versão impressa do ENEM.

A versão digital, que será totalmente online, contará com 3.764 inscritos no DF. É a primeira vez que o Inep vai adotar esse novo estilo de prova para aplicar o ENEM. Em todo país, foram 5.783.357 inscrições confirmadas. Em todas as provas presenciais, o uso de máscara será obrigatório.

O Cartão de Confirmação pode ser acessado na Página do Participante. Dessa forma, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, neste link. O login e a senha únicos são necessários para acessar o documento. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência nos acessos aos sistemas. Após realizar apenas um cadastro, o participantes terá acesso livre a todos os serviços ofertados

App ENEM

Os participantes da prova podem acessar informações diretamente no aplicativo do ENEM. Disponível tanto para Android quanto para iPhone, o app reúne informações como dados da inscrição, cronograma e alertas.

O aplicativo também serve como uma opção para que os participantes confiram os locais e horários das provas. Na Play Store o aplicativo do ENEM já conta com mais de 1 milhão de downloads.

Continue lendo

Popular