conecte-se conosco

Brasil

Médico receita sorvete  e ‘Free Fire’ para criança com sintomas gripais em SP

Atendimento foi realizado na UPA Jardim Conceição, em Osasco, na Grande São Paulo, na madrugada do dia 18. Prefeitura de Osasco disse que profissional foi demitido.

Sorvete de chocolate e 'Free Fire', itens receitados por médico para criança com sintomas gripais — Foto: Montagem

Osasco, Grande São Paulo – Na madrugada do dia 18, uma criança de 9 anos foi atendida na UPA Jardim Conceição, em Osasco, com sintomas de gripe. Para surpresa da mãe, Priscila da Silva Ramos, o médico receitou algo inusitado: sorvete de chocolate e o popular jogo de ação para celular “Free Fire”, além de uma lista de remédios como amoxilina e dipirona.

Ao mostrar a receita para um parente em casa, Priscila percebeu que o médico havia debochado dela e de seu filho. “Como meu filho vai tomar sorvete de chocolate? Ele está com a garganta inflamada”, questionou indignada. A criança apresentava tosse intensa, dor de garganta, tonturas e começou a vomitar próximo ao momento em que foi levada ao hospital.

De acordo com Priscila, o médico sequer examinou seu filho durante o atendimento. Ele apenas perguntou sobre os sintomas e “começou a receitar um monte de remédios. Alguns eu conhecia, como dipirona, mas os outros eu não conhecia, e ele não me explicou nada”.

Sentado atrás de sua mesa, o médico perguntou ao menino se ele preferia sorvete de chocolate ou morango. O garoto escolheu chocolate e, surpreendentemente, o médico prescreveu na receita: “sorvete de chocolate duas vezes ao dia, mais Free Fire diariamente”.

O médico possui registro ativo no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), mas não tem especialidade registrada. Curiosamente, ele se identificou como neurologista no carimbo da receita.

Outra questão levantada pela mãe foi a falta de uma farmácia na UPA. Para buscar os remédios receitados, Priscila teve que percorrer cerca de 15 minutos a pé até uma farmácia gratuita no dia seguinte ao incidente.

O Cremesp informou não ter sido oficialmente notificado sobre o caso. No entanto, o Conselho afirmou que, após receber a denúncia, iniciará o processo de investigação.

Em nota, a Prefeitura de Osasco afirmou que Gabriel, o paciente em questão, foi atendido na UPA com um quadro de nasofaringite aguda. Segundo o exame físico descrito no prontuário pelo médico, a criança estava com um quadro inflamatório agudo, mas sem sinais de gravidade da doença.

A prefeitura também informou que o médico afirmou ter prescrito o sorvete para alivpara alívio da dor, já que a ingestão de gelado exerce efeito anestésico e assim a criança conseguiria se alimentar durante a fase aguda da doença.

Devido à conduta indevida com o paciente e seus familiares e o não esclarecimento das condutas tomadas, o médico foi desligado do quadro de prestadores de serviços.

Brasil

Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças

Publicado

on

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina LC16m8 contra a mpox à lista de insumos de uso emergencial. Este é o segundo imunizante aprovado pela entidade para controle e prevenção da doença, declarada emergência global em agosto.

Dados da entidade revelam que, em 2024, foram notificados casos de mpox em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações africanas. A República Democrática do Congo, país mais atingido, responde pela maioria de casos suspeitos.

Nas redes sociais, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que a vacina LC16m8 é a primeira aprovada para uso em crianças menores de 1 ano que vivem em localidades onde se registra surtos de mpox.

“Este é um passo vital para proteger populações vulneráveis, principalmente crianças, à medida em que a mpox continua a se espalhar”, escreveu.

Segundo Tedros, ao longo dos últimos dois meses, metade dos casos suspeitos contabilizados na República Democrática do Congo foram identificados entre menores de 12 anos. “O número total de casos suspeitos ultrapassou 40 mil este ano, com 1,2 mil mortes reportadas”.

No post, o diretor-geral da OMS alertou que os surtos da doença no Burundi e em Uganda estão em plena expansão. A entidade convocou para a próxima sexta-feira (22) uma reunião do comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundo.

Continue lendo

Brasil

Marcha do Dia da Consciência Negra reúne centenas de pessoas em SP

Publicado

on

A 21ª Marcha da Consciência Negra, realizada nesta quarta-feira (20) na avenida Paulista, contou com centenas de pessoas na primeira edição na qual comemora-se a data como feriado nacional. “A gente celebra com muita alegria o primeiro feriado nacional, para a gente é uma virada de página”, disse José Adão de Oliveira, de 69 anos, co-fundador do Movimento Negro Unificado (MNU), criado em 1978, e um dos coordenadores da marcha em São Paulo.

A assistente social Claudia Adão levou a filha pela primeira vez ao movimento. “Comecei a frequentar a marcha com meus 15 anos, eles vendiam acarajé. E hoje é a primeira vez que venho com minha filha, no pós pandemia, para celebrar essa conquista do feriado, mas também para saber quem foi Zumbi dos Palmares, que fazemos parte de um povo que luta, que se mobiliza”, ressalta.

20 de novembro

A data de celebração remete ao dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, no ano de 1695. Ele liderou a resistência contra a escravidão em um conjunto de quilombos que existiu por cerca de um século – onde hoje é a cidade alagoana de União dos Palmares. O líder negro deixou um legado de resistência e de construção de uma sociedade baseada na igualdade.

Continue lendo

Brasil

Palmeiras fatura Paulistão Feminino ao bater Corinthians nos pênaltis

Publicado

on

O Palmeiras conquistou o tricampeonato do Paulistão Feminino de Futebol com vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians na cobrança de pênaltis, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), após empate em 2 a 2 no placar agregado. A colombiana Tapia, goleira das Palestrinas defendeu três cobranças do Timão e as outras duas foram na trave. Fê Palermo e Ingryd balançaram a rede para as Palestrinas e garantiram o tricampeonato (os dois primeiros foram em 2001 e 2022). A conquista do Palmeiras interrompe a hegemonia das Brabas, tetracampeãs paulistas no ano passado.

Nesta quarta-feira (20), o Palmeiras, comandadas há pouco mais de um ano pela técnica Camilla Orlando, entrou em campo com desvantagem de 1 a 0 no placar, pois perdera em casa, por 1 a 0, primeiro jogo da final na última sexta (15). Nesta tarde, logo na primeira etapa da partida, as Palestrinas abriram 2 a 0, com gols da artilheira Amanda Gutierrez (total de oito gols no torneio) e Dudinha. Na volta do intevalo, Vitória Yaya deixou o banco e descontou para o Corinthians.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama