O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou na terça-feira (9) que a Polícia Federal (PF) realize uma perícia minuciosa nas imagens dos atos de vandalismo registradas pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto, a sede do governo federal. A medida foi tomada após o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), vinculado à Presidência da República, enviar as imagens da invasão para investigação.
As imagens em questão fazem parte da investigação em curso que busca apurar a conduta de ex-agentes do GSI durante a contenção dos atos de vandalismo ocorridos na última invasão do Palácio do Planalto.
No mês passado, o general de Exército Gonçalves Dias foi demitido da chefia do GSI depois que as imagens divulgadas pela mídia mostraram o militar e outros funcionários do gabinete no interior do Palácio do Planalto enquanto vândalos danificavam as instalações do edifício. A determinação de Moraes para que a PF realize a perícia é mais um passo importante na investigação em andamento e visa a identificar os responsáveis pelos atos de vandalismo.