conecte-se conosco

Brasil

A partir de 2025, mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos

Foto: Divulgação

A partir de 2025, mulheres poderão se alistar no serviço militar a partir dos 18 anos, conforme um novo decreto publicado no Diário Oficial da União. Essa mudança permitirá que elas se apresentem voluntariamente para o recrutamento, com alistamento sendo realizado entre janeiro e junho do ano em que completam a maioridade.

Anteriormente, apenas mulheres que ingressavam nos cursos de formação de suboficiais e oficiais podiam entrar nas Forças Armadas. A nova medida não torna o alistamento obrigatório para mulheres, mas amplia a possibilidade de inscrição para aquelas interessadas.

Após o alistamento, as mulheres passarão por um processo de seleção, que inclui inspeção de saúde e incorporação, com a qual se inicia um curso de instrução básico. A desistência ainda é permitida até a incorporação, mas após essa etapa, o serviço se torna obrigatório e está sujeito a penalidades, como multas e retenção do certificado de serviço militar.

As selecionadas irão se integrar às Forças Armadas conforme suas necessidades e terão um período inicial de serviço de 12 meses, que pode ser prorrogado conforme critérios internos. Após o serviço, elas serão incorporadas à reserva não remunerada das Forças Armadas, sem estabilidade garantida no cargo.

Brasil

Horário de verão: O retorno que pode mudar sua rotina e impactar a audiência da globo

Saiba o que muda com o retorno do horário de verão, desde a programação de novelas até os impactos no comércio, escolas e serviços bancários

Publicado

on

Foto: Divulgação

O retorno do horário de verão em 2024 está gerando expectativas não apenas no público, mas também dentro da Globo, que se preocupa com possíveis efeitos na audiência de suas novas novelas e programas. A emissora enfrenta o desafio de adaptar sua programação, especialmente com a aguardada estreia da novela “Garota do Momento”, prevista para substituir “No Rancho Fundo” em novembro.

Historicamente, estreias durante o horário de verão enfrentam dificuldades na audiência, e com a novela já em fase final de gravação, a Globo não pode modificar o cronograma de lançamento. A preocupação também se estende às afiliadas da emissora nas regiões Norte e Nordeste, onde o horário de verão pode não ser adotado, criando um possível descompasso na exibição da programação.

Em anos anteriores, com exceção de transmissões ao vivo, como o “Jornal Nacional” e os jogos de futebol, a Globo precisou exibir alguns programas gravados nessas regiões, o que pode prejudicar a experiência do telespectador.

Impacto em setores econômicos e serviços

Além da televisão, outros setores da economia, como comércio, bares e restaurantes, também aguardam o retorno do horário de verão com otimismo. Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, prevê que o setor de alimentação fora de casa pode registrar um aumento de até 15% no faturamento, impulsionado pelas horas extras de luz natural que favorecem o lazer e o consumo após o expediente.

O comércio, por sua vez, também pode se beneficiar, conforme explica Claudio Felisoni de Angelo, do Ibevar. A extensão das horas de luz do dia tende a aumentar o tempo disponível para compras, criando um ciclo positivo para o varejo e serviços.

Alterações nos horários de atendimento e serviços públicos

Nos bancos, o retorno do horário de verão poderá levar a ajustes no horário de atendimento ao público, especialmente nas regiões que adotarem a mudança. Agências poderão abrir e fechar mais cedo para acompanhar o novo fuso horário. Além disso, serviços públicos como prefeituras e postos de atendimento ao cidadão também precisarão adaptar seus horários de expediente.

Educação e atividades escolares

O impacto positivo do horário de verão também pode ser observado nas escolas, onde a maior disponibilidade de luz natural poderá ser aproveitada para atividades ao ar livre, como aulas de educação física e projetos de ciências. Além disso, a exposição à luz natural durante o horário escolar pode melhorar o desempenho e a concentração dos alunos, segundo estudos acadêmicos.

A adaptação ao novo horário será fundamental para garantir que escolas e alunos façam uma transição tranquila. Um planejamento adequado e uma comunicação clara com as famílias e os funcionários serão essenciais nesse processo.

Decisão sobre o retorno do horário de verão

Embora o possível retorno do horário de verão esteja gerando expectativas em diferentes setores, a decisão oficial ainda está em análise. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que a proposta será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após consulta a outros ministérios e setores econômicos. A expectativa é que a definição ocorra em breve.

Silveira destacou a relevância do horário de verão para a sustentabilidade energética, citando o exemplo de países como o Canadá. No entanto, tranquilizou a população ao afirmar que, para 2024, não há previsão de crise energética no Brasil.

Continue lendo

Política

O que você deve saber sobre o e-Título para as eleições de 2024

Aprenda a baixar, usar e justificar ausências, além de ficar por dentro dos prazos essenciais para garantir seu voto

Publicado

on

Foto: Divulgação

Para utilizar o e-Título no primeiro turno das eleições de 2024, é fundamental baixar ou atualizar o aplicativo até este sábado (5).

Como baixar e usar o e-Título?

O prazo para download ou atualização do e-Título se encerra neste sábado (5), visando a sua utilização no primeiro turno das eleições de 2024. Para aqueles que forem votar no segundo turno, onde aplicável, o aplicativo deve ser atualizado até 26 de outubro. Vale lembrar que o e-Título não é gerado no dia da votação.

Este aplicativo pode substituir tanto o título de eleitor impresso quanto um documento de identificação com foto, desde que o eleitor tenha realizado o cadastramento biométrico e tenha sua foto registrada no perfil do app.

Se não houver uma foto no e-Título, o eleitor ainda poderá votar apresentando documentos como RG, identidade social, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, certificado de reservista ou carteira de trabalho, reconhecidos legalmente. O título de eleitor impresso, por não ter foto, não é válido para a votação.

Além de facilitar o acesso ao voto, o aplicativo permite consultar o local de votação, justificar ausências e emitir outros documentos relacionados à Justiça Eleitoral.

Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que mais de 46 milhões de eleitores já possuem contas ativas no e-Título. Abaixo, veja como usar o aplicativo:

Como utilizar o e-Título

O e-Título é gratuito e está disponível para dispositivos Android (neste link) e iPhones (neste link).

Para começar, basta clicar em “Começar no e-Título”, aceitar os Termos de Uso e a Política de Privacidade e, em seguida, clicar em “Continuar”. O aplicativo solicitará a permissão para enviar notificações; se você concordar, clique em “Habilitar” e ajuste as configurações do seu celular.

Após isso, insira as seguintes informações para habilitar o e-Título:

  1. Nome completo, data de nascimento, número do CPF e os nomes dos pais.
  2. Clique em “Entrar no e-Título”.
  3. Confirme as informações que aparecerem, como local de votação, telefone e profissão, com base no cadastro do título de eleitor impresso, e clique em “Finalizar”.
  4. Digite sua senha e clique em “Confirmar”. O aplicativo pode solicitar que você atualize sua senha, caso esteja desatualizada.

O e-Título pode requerer uma verificação por selfie. Se essa opção surgir, leia o termo de consentimento e clique em “Sim”. Siga as instruções para tirar a foto.

Caso deseje, o aplicativo também permite habilitar o acesso por impressão digital. Para isso, clique em “Ativar”.

Como justificar a ausência

  1. Acesse a aba “Mais opções”.
  2. Selecione “Justificativa de ausência”.
  3. Escolha a eleição que deseja justificar e insira a justificativa e seu e-mail.
  4. Clique em “Próximo”.
  5. Anexe documentos que comprovem sua ausência.
  6. Clique em “Concluir”.

É importante lembrar que quem não comparecer ao local de votação deve justificar a ausência em até 60 dias após cada turno. Eleitores que não votaram no primeiro turno poderão participar do segundo.

O aplicativo também fornece informações sobre o local de votação, além de possibilitar a emissão de guias para pagamento de eventuais taxas por débitos eleitorais e certidões de quitação eleitoral e “nada consta” para crimes eleitorais. Esses recursos estão disponíveis na aba “Mais opções”.

Continue lendo

Brasil

Brasil tem 366 municípios com alerta de chuvas intensas; saiba onde

Confira as regiões afetadas e as recomendações para se proteger dos riscos, como alagamentos e ventos fortes

Publicado

on

Foto:Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para 366 municípios brasileiros, sinalizando perigo potencial de chuvas intensas entre esta quinta-feira (3/10) e sexta-feira (4/10). As regiões afetadas incluem partes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Previsões e Riscos

De acordo com as previsões meteorológicas, as chuvas podem variar entre 20 a 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia. Os ventos também devem ser intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Entre os riscos associados estão:

  • Corte de energia elétrica
  • Queda de galhos de árvores
  • Alagamentos
  • Descargas elétricas

No estado do Pará, o alerta se estende para regiões como Marajó, Baixo Amazonas, sudoeste e sudeste do estado, assim como o norte e sul do Amapá e centro-sul do Amazonas. Já no Mato Grosso, o alerta abrange o centro-sul, norte, sudoeste e nordeste do estado, enquanto em Rondônia, o leste também está sob vigilância.

Municípios em Alerta

O alerta abrange os seguintes estados e seus respectivos números de municípios:

  • Pará: 39 municípios
  • Amapá: 18 municípios
  • Amazonas: 13 municípios
  • Mato Grosso: 121 municípios
  • Rondônia: 50 municípios
  • Goiás: 25 municípios
  • São Paulo: 100 municípios

No Sudeste, as chuvas afetarão o Vale do Paraíba, a Região Metropolitana de São Paulo e o litoral sul paulista, onde a população deve estar atenta às orientações das autoridades.

Cuidados e Recomendações

Diante do cenário de chuvas intensas, as autoridades recomendam que a população:

  • Mantenha-se informada sobre as condições meteorológicas.
  • Evite transitar por áreas de risco durante as chuvas.
  • Prepare-se para possíveis interrupções de serviços, como energia elétrica e transporte.

O Inmet continuará monitorando as condições climáticas e emitirá atualizações conforme necessário.

Continue lendo

Popular