Em 11 de setembro de 2001, o mundo testemunhou um dos maiores atentados terroristas da história, quando dois aviões sequestrados por membros da rede Al-Qaeda se chocaram contra os dois prédios do World Trade Center, em Nova York. O ataque, que deixou quase 3 mil mortos e mais de 6 mil feridos, foi amplamente registrado pela mídia e pelas pessoas que presenciaram a cena.
No entanto, apenas uma câmera capturou o momento exato em que o primeiro avião atingiu a torre norte, às 8h46 da manhã. O autor dessa imagem foi o cineasta francês Jules Naudet, que estava filmando um documentário sobre os bombeiros da cidade, junto com seu irmão Gédéon. O vídeo, que se tornou um dos mais icônicos e chocantes da tragédia, mostra a reação dos bombeiros e dos pedestres diante do impacto, que gerou uma enorme bola de fogo e uma nuvem de fumaça.
O documentário dos irmãos Naudet foi exibido pela primeira vez em março de 2002, na rede de televisão CBS, e recebeu vários prêmios e elogios da crítica. A obra é considerada um importante registro histórico e humano do que aconteceu naquele dia fatídico, que mudou para sempre a geopolítica mundial e a segurança global.