Um homem armado matou 22 pessoas e deixou cerca de 60 feridas em dois ataques a tiros na cidade de Lewiston, no estado do Maine, nos Estados Unidos. O crime ocorreu na noite de quarta-feira (25) e chocou o país, que tem registrado um aumento de tiroteios em massa neste ano.
Segundo a polícia, o atirador, que tem 40 anos e está foragido, disparou contra as vítimas em uma pista de boliche e em um bar, que ficam a cerca de 6,5 km de distância. As autoridades divulgaram a foto de um carro usado pelo criminoso e pediram a colaboração da população para localizá-lo.
Centenas de policiais estão mobilizados na busca pelo suspeito, com o apoio de helicópteros. A polícia e o governo do Maine orientaram as pessoas a ficarem em casa com as portas trancadas e suspenderam as aulas nas escolas públicas de Lewiston nesta quinta-feira (26).
O presidente Joe Biden manifestou sua solidariedade às vítimas e ofereceu ajuda federal nas investigações. O FBI também anunciou que está colaborando com os departamentos de polícia locais.
O ataque pode entrar para a lista dos mais mortais da história dos EUA, segundo o instituto Gun Violence Archive. O país já registrou 565 tiroteios em massa em 2023, com 595 mortes.
Lewiston é uma cidade pequena, com cerca de 38 mil habitantes, e fica a cerca de 56 km da maior cidade do estado, Portland. Maine tem uma das menores taxas de homicídio do país e uma cultura de posse de armas ligada à caça e ao esporte.