Um supermercado na cidade de Linz, na Áustria, teve que ser evacuado e desinfetado depois que uma aranha altamente venenosa foi encontrada entre as bananas. A aranha, que pertence à família Ctenidae, é conhecida como Aranha Errante ou Armadeira e é originária do Brasil. Ela pode provocar sintomas graves em humanos, incluindo hipotermia, convulsões, visão turva e ereções dolorosas e duradouras.
O incidente ocorreu na última terça-feira (8/8), quando o gerente do supermercado avistou o aracnídeo de cerca de 10 centímetros de comprimento, com cores preta e vermelha. Ele chamou os bombeiros, que suspeitaram que se tratava da Aranha Errante, considerada uma das mais venenosas do mundo pelo Livro dos Recordes. Acredita-se que a aranha tenha chegado à Europa escondida em um cacho de bananas importadas do Brasil.
Os bombeiros acionaram um especialista em répteis, que confirmou a identidade da aranha e a capturou. O supermercado, então, contratou um exterminador para eliminar qualquer outra possível ameaça e lacrou todas as caixas de bananas. Uma porta-voz do estabelecimento disse que o local passará por “medidas abrangentes de limpeza e desinfecção” antes de reabrir.
A Aranha Errante é temida não apenas pela sua letalidade, mas também pelo seu efeito colateral mais curioso: a ereção permanente. Segundo o médico Rômulo Leite, do Medical College of Georgia, nos Estados Unidos, a ereção é extremamente dolorosa e ocorre junto com a dor e o desconforto causados pela picada. “Esperamos que, eventualmente, estudar esse animal acabe no desenvolvimento de medicamentos reais para o tratamento da disfunção erétil”, disse ele à Live Science.
A aranha também é chamada de Armadeira porque costuma levantar as pernas dianteiras quando se sente ameaçada, como se estivesse armada. Ela é considerada errante porque não constrói teias, mas se esconde em lugares escuros e úmidos durante o dia e sai à noite para caçar. Ela se alimenta principalmente de insetos, mas também pode atacar pequenos vertebrados, como roedores e lagartos.