Toronto, no Canadá, está presenciando uma eleição municipal peculiar, com uma candidata inusitada: Molly, uma cadela de apenas 6 anos da raça lobo-husky, que está concorrendo ao cargo público ao lado de seu tutor e ativista climático, Toby Heaps.
Nascida em Sochi, na Rússia, Molly ganhou destaque nas eleições ao se tornar a primeira prefeita honorária canina. Embora oficialmente seja Toby quem concorre à vaga na prefeitura de Toronto, Molly terá um papel simbólico nessa campanha única.
Em entrevista à BBC, Toby afirmou que a presença de um animal na sala de decisões poderia levar a prefeitura a tomar melhores escolhas. As principais pautas da dupla são ambientais, com propostas que visam resolver a falta de moradia, aumentar os impostos para empresas bilionárias e proibir o uso de sistemas de aquecimento baseados em combustíveis fósseis em novas residências e prédios comerciais.
A eleição municipal de Toronto ocorre após a renúncia do ex-prefeito John Tory, devido a revelações de um caso extraconjugal e críticas dos moradores em relação ao aumento da desigualdade social na cidade.
No total, 102 candidatos estão disputando a vaga na prefeitura da maior cidade do Canadá. Além dos favoritos, os eleitores encontrarão opções não tão tradicionais nas cabines de votação, incluindo figuras como um comediante e até mesmo um adolescente recém-saído da escola.
Para concorrer à prefeitura, qualquer cidadão que resida em Toronto precisa apenas de 25 assinaturas e pagar uma taxa de 250 dólares canadenses (aproximadamente R$ 900). Essa abertura do processo eleitoral permite que candidatos incomuns tenham a oportunidade de participar do pleito e trazer perspectivas diferenciadas para os eleitores.