Duas pessoas morrem após avião cair e ‘explodir’ durante show aéreo na Hungria
Piloto e passageiro, de 67 e 37 anos, não resistiram; além deles, três pessoas que estavam em um carro próximo ao local do acidente sofreram queimaduras graves
Um acidente aéreo fatal interrompeu um show aéreo na Hungria neste domingo, deixando duas vítimas e três feridos. Um avião histórico do exército americano caiu em chamas após uma manobra arriscada, atingindo um carro próximo ao local do evento. O piloto e um passageiro que estavam na aeronave morreram na hora, enquanto os ocupantes do veículo foram socorridos com queimaduras graves.
O avião era um US Army T-28 Trojan, fabricado em 1951, que participava de uma exibição no aeroporto de Börgönd, em Szekesfehervar, a cerca de 69 quilômetros da capital Budapeste. Testemunhas registraram em vídeo o momento em que o avião mergulhou verticalmente e explodiu ao tocar o solo. A polícia local informou que o avião caiu perto de um carro estacionado, que também foi incendiado pelo impacto.
Milhares de pessoas assistiam ao show aéreo, que foi cancelado após o acidente. O prefeito de Szekesfehervar, András Cser-Palkovics, lamentou a tragédia e disse que era uma dor difícil de expressar para a cidade. Ele afirmou que um dia de diversão se transformou em um pesadelo para todos os envolvidos.
As autoridades ainda não divulgaram as identidades das vítimas nem as causas do acidente. Acidentes aéreos em shows desse tipo são raros na Hungria, e este foi o primeiro com vítimas fatais desde 2008.