O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, anunciou nesta quarta-feira (2) que os turistas que tiveram que interromper suas férias em Rodes por causa dos incêndios que devastaram a ilha grega em julho receberão uma semana de férias grátis no próximo ano. A oferta vale para a primavera ou o outono de 2024, segundo ele disse à rede britânica ITV.
Rodes, uma das ilhas mais visitadas do mar Egeu, sofreu um violento incêndio que durou 10 dias e consumiu cerca de 17.770 hectares no sul da ilha, de acordo com o observatório europeu Copernicus. O fogo foi provocado por uma onda de calor e ventos fortes que atingiram a região.
Cerca de 20.000 pessoas, principalmente turistas, foram evacuadas durante a noite de 23 de julho, informou o governo grego. Algumas companhias aéreas, como a TUI e a Jet2, cancelaram seus voos para Rodes e enviaram aviões vazios para resgatar os turistas afetados.
O setor turístico, que é vital para a economia grega, teme as consequências dos incêndios na imagem da ilha. Por isso, os operadores turísticos gregos lançaram uma campanha nas redes sociais chamada “Rodes é um destino seguro” para incentivar os turistas a visitar a ilha.