Mundo

Hamas diz estar ‘aberto a diálogo’ sobre trégua na guerra com Israel

Conflito começou quando a organização terrorista realizou uma ofensiva-surpresa, gerando reação do lado israelense

Publicado

on

Foto: Reprodução

O grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, declarou que está disposto a negociar uma trégua na guerra que trava com Israel desde o último sábado (7). A afirmação foi feita por Mousa Abu Marzouk, um dos líderes do Hamas, em entrevista à TV Al Jazeera, na segunda-feira (9).

Segundo Marzouk, o Hamas está “aberto a discussões” e a “todo tipo de diálogo político” para tratar de um possível cessar-fogo. Ele disse que o grupo quer “proteger o povo palestino” e “acabar com a agressão israelense”.

O conflito começou após uma ofensiva-surpresa do Hamas contra o território israelense, que lançou centenas de foguetes contra cidades como Tel Aviv e Jerusalém. O ataque gerou uma reação imediata de Israel, que passou a bombardear intensamente a Faixa de Gaza.

Em quatro dias de guerra, 1.700 pessoas morreram, sendo 700 palestinos e 1.000 israelenses. O confronto já forçou 190 mil pessoas a deixar suas casas na Faixa de Gaza, que vive uma situação humanitária crítica.

A comunidade internacional tem feito apelos para que as partes envolvidas no conflito busquem uma solução pacífica e respeitem os direitos humanos. O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que está “profundamente preocupado” com a escalada da violência e pediu o fim imediato das hostilidades.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile