Mundo

Mais de 1,7 mil pedem apoio do governo brasileiro para deixar Israel

No total, estão previstos 15 voos no decorrer dos próximos dias para repatriar brasileiros que pediram ajuda para deixar o país em razão do conflito com o Hamas.

Publicado

on

Foto: Reprodução

Diante do agravamento do conflito entre Israel e o Hamas, que já deixou centenas de mortos e feridos, o governo brasileiro iniciou uma operação de resgate dos cidadãos que desejam retornar ao país. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, 1.744 brasileiros – em sua maioria turistas – solicitaram apoio para deixar o território israelense. Apenas 26,8% deles possuem dupla nacionalidade.

A situação é preocupante para as famílias dos três brasileiros que estão desaparecidos desde o último sábado, quando os ataques se intensificaram. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv informou que está em contato com as autoridades locais e com os parentes e amigos dos desaparecidos, mas não divulgou suas identidades.

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um avião para transportar o primeiro grupo de brasileiros que serão repatriados na terça-feira (10). A previsão é que sejam realizados 15 voos nos próximos dias, dependendo das condições de segurança na região.

Os brasileiros que se cadastraram para a repatriação serão contatados por telefone pela embaixada, que também organizou ônibus para levá-los aos pontos de encontro em Tel Aviv e em Jerusalém. O governo brasileiro recomenda que os cidadãos que permanecerem em Israel sigam as orientações das autoridades locais e evitem áreas de risco.

No sábado, o Ministério das Relações Exteriores informou três contatos para brasileiros em situação de emergência – os três com o aplicativo WhatsApp instalado:

  • Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
  • Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
  • Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile