Um peixe-remo, uma espécie rara que vive nas profundezas do oceano, surpreendeu os moradores da praia de Los Coquitos, na província de Monte Cristi, na República Dominicana, ao aparecer na areia no último domingo (26/11). O animal, que mede cerca de 5 metros de comprimento, é conhecido por ser um “prenúncio de terremoto” em algumas culturas, o que causou preocupação entre os locais.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que duas crianças encontram o peixe-remo e o retiram da água, a pedido de uma mulher que estava filmando a cena. “Puxa! Nossa, que peixe grande”, diz a mulher, impressionada com o tamanho do animal.
Segundo o site Infobae, José Ramón Reyes, do Ministério do Meio Ambiente, confirmou o avistamento da espécie e disse que é raro encontrá-la na superfície. “É um peixe de profundidade, o raro é encontrá-lo na superfície. Até agora não causou danos, é um peixe que normalmente vive nas profundezas”, afirmou.
O meteorologista Jean Suriel, também ouvido pelo Infobae, explicou que não há evidências científicas de que os peixes-remo prevejam terremotos e que esses animais costumam subir à superfície quando estão doentes ou prestes a morrer. Ele acrescentou que o peixe-remo é uma espécie vulnerável à extinção e que deve ser protegida.