Mundo

Cocaína escondida em bananas é apreendida em porto na Bélgica

A operação foi realizada no âmbito de uma investigação judicial sobre uma organização criminosa ativa na América do Sul e na Europa

Publicado

on

Um grande carregamento de cocaína foi interceptado no porto de Antuérpia, na Bélgica, em meio a um lote de bananas provenientes do Equador. Segundo o Ministério Público, foram encontradas quase sete toneladas da droga, que seriam distribuídas na Europa.

A operação ocorreu no domingo, em um dos cais do porto, e resultou na prisão de quatro suspeitos, com idades entre 23 e 50 anos. Não foi divulgado qual seria o destino final da cocaína, que estava escondida em contêineres.

Esta foi a maior apreensão de cocaína realizada em Antuérpia desde o início do ano, informou um porta-voz da alfândega. Em novembro de 2020, as autoridades já haviam anunciado um recorde de 11,5 toneladas da droga, que tinham como origem a Guiana e como destino a Holanda.

A operação faz parte de uma investigação judicial que visa desarticular uma organização criminosa que atua na América do Sul e na Europa. Em fevereiro de 2021, outra ação semelhante permitiu a apreensão de 7,3 toneladas de cocaína.

Antuérpia se tornou nos últimos anos a principal porta de entrada da cocaína produzida na América do Sul no continente europeu. No primeiro semestre deste ano, foram apreendidas 43,3 toneladas da droga no porto belga, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado.

Quase metade dos carregamentos veio de três países: Equador (10,42 toneladas), Panamá (5,26 toneladas) e Brasil (3,45 toneladas).

Em 2022, as apreensões de cocaína em Antuérpia ultrapassaram pela primeira vez a marca de 100 toneladas, totalizando 109,9 toneladas.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile