Saúde

Segundo paciente que recebeu coração de porco morre nos EUA

As duas pessoas que passaram pela cirurgia, chamada xenotransplante, morreram dois meses após o procedimento para receber o coração de porco

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um veterano de guerra americano que foi submetido a um transplante de coração de porco, o segundo no mundo, não resistiu à rejeição do órgão e faleceu na madrugada desta quarta-feira (1º/11). Lawrence Faucette, de 58 anos, havia recebido o coração de um porco geneticamente modificado há seis semanas, em uma cirurgia experimental realizada pelo Centro Médico da Universidade de Maryland.

O primeiro paciente a receber um transplante de coração de porco foi David Bennett, de 57 anos, que também morreu dois meses após a operação. No entanto, a causa da morte dele foi por infecções e não por rejeição do órgão. O Centro Médico da Universidade de Maryland confirmou a morte dos dois pacientes à CNN.

Apesar do resultado trágico, os médicos responsáveis pelas cirurgias afirmaram que os casos podem contribuir para o avanço das pesquisas com xenotransplante, que é o transplante de órgãos de animais para humanos. Segundo eles, o último desejo de Faucette era que seu coração servisse para o aprendizado e o benefício de outros pacientes que precisam de um novo órgão.

O xenotransplante é uma técnica que ainda está em desenvolvimento e que pode revolucionar o campo dos implantes de órgãos. Se for bem-sucedida, ela poderá acabar com a espera por doadores compatíveis, pois os animais poderão ser criados para esse fim. Os médicos do Centro Médico da Universidade de Maryland já fizeram modificações genéticas no porco doador para tornar o coração menos passível de rejeição.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile