A prisão do Condado de Chester, nos Estados Unidos, onde o brasileiro Danilo Sousa Cavalcante escapou no final de agosto, anunciou um plano de investimento de até US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 17 milhões) para reforçar a segurança no local. O plano foi aprovado pelo Conselho Prisional do condado e prevê diversas medidas para evitar novas fugas.
Entre as medidas estão a instalação de pelo menos 50 novas câmeras de monitoramento, a contratação de oito novos profissionais penais, a substituição de cercas por muros de alvenaria e a troca de telhas quebráveis por um “teto de metal sólido”. O novo teto vai bloquear o espaço pelo qual Danilo e outro preso, Igor Bolte, fugiram em maio deste ano.
As mudanças na segurança vão reduzir quase toda a luz do sol na prisão. Para compensar, um sistema de luzes de LED que “imita a luz solar” será instalado, segundo o jornal The Philadelphia Inquirer.
A obra deve durar nove meses e visa impedir que os presos consigam escalar até o telhado da prisão, como fizeram Danilo e Igor. Eles se apoiaram com as mãos e os pés em dois muros e alcançaram o topo de um dos prédios da prisão. Depois, correram pelo telhado e caíram em uma área menos vigiada, onde conseguiram escapar.
Danilo foi recapturado pela polícia no dia 13 de setembro, escondido em uma pilha de madeira dentro de uma mata na Filadélfia. Igor foi preso horas depois da fuga. Os dois são acusados de tráfico internacional de drogas.