A empresa alemã Lilium iniciou as vendas do seu “carro voador” elétrico nos Estados Unidos nesta quarta-feira (18). O Lilium Jet é o primeiro veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (e-VTOL) a ser comercializado para uso privado no país.
O e-VTOL é uma aeronave que se parece com um helicóptero, mas é mais silenciosa e eficiente. O Lilium Jet pode levar cinco passageiros e voar a até 300 km/h, com uma autonomia de 250 km. Ele não emite poluentes e tem como objetivo oferecer um serviço de transporte aéreo regional.
O preço do “carro voador” é de US$ 10 milhões (cerca de R$ 51 milhões). O Lilium Jet estará disponível para compra em quatro cidades do Texas: Austin, Houston, San Antonio e Dallas. A empresa EMCJET será a responsável pelas vendas até 2030.
A Lilium é uma das várias empresas que estão desenvolvendo projetos de e-VTOLs, junto com Embraer, Airbus, Boeing e outras startups. A empresa alemã diz que o seu “carro voador” é projetado para oferecer capacidade de ponta, baixo ruído e alto desempenho com zero emissões operacionais.