conecte-se conosco

Entretenimento

Narizinho, de Monteiro Lobato, faz 100 anos e ganha exposição virtual

Biblioteca inaugura mostra gratuita com raro material do autor

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo, (USP) abre ao público, hoje (22), em formato digital, a exposição Uma menina centenária – 100 anos de Narizinho Arrebitado, que marca o centenário da publicação do livro infantil A menina do narizinho arrebitado. No último domingo, foi comemorado o aniversário de Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882. 

A mostra tem curadoria das professoras e pesquisadoras Gabriela Pellegrino Soares (USP) e Patrícia Tavares Raffaini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e do designer Magno Silveira. A abertura será nesta quinta-feira (22), às 14h, com uma mesa-redonda que reúne os curadores e a convidada Cilza Bignotto, escritora e professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal de Ouro Preto. A mesa de abertura pode ser acessada pelo site da BBM, e a exposição pode ser vista no site.

A mostra apresenta, em imagens e textos, a trajetória do escritor, o nascimento da personagem Narizinho e outras informações e curiosidades.

O site é rico em fotos, cartas de crianças leitoras, ilustrações do cartunista Voltolino e imagens de livros que compõem a história pessoal e profissional de Monteiro Lobato. Uma seção específica é dedicada a discutir a respeito das acusações de racismo que o autor sofreu em tempos recentes.

A curadora Patricia Tavares Raffaini destaca a oportunidade de o visitante ter acesso a materiais muitas vezes desconhecidos e exemplifica: “Na exposição o público poderá verificar na íntegra, não só a primeira edição da obra, muito diferente das versões posteriores, como também o manuscrito que deu origem às aventuras de Narizinho e Pedrinho”.

Já a pesquisadora Gabriela Pellegrino Soares afirma que  “a exposição recupera a história do livro A menina do narizinho arrebitado pelo prisma da biografia de Monteiro Lobato e do ambiente literário, artístico, educacional e político que envolveu as primeiras edições da obra, desde o seu lançamento em 1920.”

Por: Agência Brasil

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Luísa Sonza e Pedro Sampaio se jogam no clipe de ‘Atenção’

O clipe se passa num cenário parecido com o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”

Publicado

on

Foto: Reprodução YouTube

Após uma semana movimentada de polêmicas por conta do seu relacionamento com o humorista Whindersson Nunes (saiba mais aqui), Luísa Sonza estreou hoje o clipe de “Atenção”, parceria com o DJ Pedro Sampaio.

O vídeo que tem direção criativa do Pedro, está repleto de referências do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, com direito a Oompa-Loompas, Golden Ticket e piscina de chocolate.

Confira o clipe abaixo:

Continue lendo

Cinema

‘O Esquadrão Suicida’ ganha classificação +18 nos Estados Unidos

Margot Robbie, John Cena e Idris Elba vão estrelar a sequência dos super-vilões da DC

Publicado

on

Foto: Divulgação Warner

O Esquadrão Suicida , de James Gunn, sempre foi imaginado como um filme censurado, e o recente trailer para maiores deixou claro que o diretor estava abraçando totalmente essa visão mais voltada para os adultos sobre a equipe de supervilões da DC Comics.

A sequência recebeu uma classificação R (maior de 18 anos na América do Norte) pela MPAA, por conter forte violência e gore, linguagem inapropriada, referências sexuais, uso de drogas, e breve nudez gráfica. É possível que o filme receba classificação +16 ou +18 no Brasil.

O Esquadrão Suicida estreia na HBO Max e nos cinemas em 6 de agosto.

Confira o último trailer do filme:

Continue lendo

Celebridades

Gal Gadot se posiciona sobre confronto de Israel e Palestina

O nome da atriz está entre os assuntos mais comentados no Twitter neste momento

Publicado

on

Foto: Divulgação Vanity Fair

Gal Gadot, mais conhecida por interpretar a Mulher-Maravilha nos cinemas, lamentou sobre o confronto de Israel e Palestina, que aconteceu na última madrugada na Faixa de Gaza. Em suas redes sociais, Gal disse “orar pelas vítimas” e que “se preocupa com seu povo”.

“Meu coração está quebrado. Meu país está em guerra. Eu estou preocupada com minha família, meus amigos. Estou preocupada com meu povo. Isso é um círculo vicioso que está indo muito longe e por muito tempo. Israel merece viver como uma nação livre e segura, e nossos vizinhos merecem o mesmo. Eu rezo pelas vítimas e suas famílias, eu rezo para essa inimaginável hostilidade acabar, eu rezo para que nossos líderes encontrem uma solução para que nós possamos viver lado a lado em paz. Eu rezo por dias melhores.”, comentou a atriz israelense.

O confronto entre Israel e grupos armados palestinos já fizeram 59 vítimas — 53 palestinos e seis israelenses. Fãs de Gal Gadot parabenizaram a atriz pela mensagem de positivismo e paz, mas muitos internautas também apontaram sua declaração como problemática, e que não condiz com a realidade.

Veja a publicação no Twitter oficial de Gal Gadot:

Continue lendo

Popular