A Nasa lançou o LunaRecycle Challenge, um concurso com o objetivo de encontrar soluções criativas para o gerenciamento de resíduos humanos durante missões lunares de longa duração. A iniciativa busca inovações que possam melhorar a sustentabilidade dessas missões, um desafio que a agência espacial enfrenta desde as suas primeiras explorações.
A competição oferece um total de até US$ 3 milhões em prêmios para as ideias mais eficazes. Segundo Amy Kaminski, executiva do programa de Prêmios, Desafios e Crowdsourcing da Nasa, “estamos interessados em abordagens inovadoras para o gerenciamento de resíduos na Lua e pretendemos aplicar as lições aprendidas em benefício da Terra”.
Tradicionalmente, as iniciativas da Nasa focaram em reduzir a massa e o volume do lixo espacial, mas o LunaRecycle Challenge está mudando essa abordagem ao priorizar tecnologias que possam reciclar resíduos em produtos úteis para atividades científicas e de exploração no espaço.
À medida que a Nasa se prepara para missões humanas prolongadas, a gestão de resíduos se torna uma questão crítica. A agência destaca a necessidade de soluções para processar resíduos inorgânicos, como embalagens de alimentos, roupas descartadas e materiais de experimentos científicos.
O desafio LunaRecycle será dividido em duas categorias:
- Prototype Build Track: voltada para o design e desenvolvimento de sistemas que reciclam um ou mais tipos de resíduos sólidos na superfície lunar.
- Digital Twin Track: centrada na criação de uma réplica virtual de um sistema de reciclagem completo que processa resíduos sólidos na Lua e produz produtos finais.
As equipes podem participar em uma ou ambas as categorias, cada uma com prêmios específicos.
Além disso, a Nasa destaca três áreas tecnológicas que o desafio pretende abordar:
- – Logística e gerenciamento de resíduos em habitats lunares
- – Fabricação de peças e produtos diretamente no espaço
- – Uso de materiais reciclados e reutilizados na produção na superfície lunar
Os interessados em participar devem se inscrever preenchendo o formulário de Expressão de Interesse do Desafio LunaRecycle, pois envios via e-mail não serão aceitos.